Google Discovery | Google Talk | Discovery Music | Equipe


sábado, agosto 26, 2006

Orkut pode ganhar Google Talk integrado

Por Rene Fraga

Rumores na internet afirmam que o Google estaria planejando integrar a rede do Google Talk em seu site de relacionamento social, o Orkut. O funcionamento seria semelhante ao recurso existente no Google Spreadsheets.

"Cumprimos as ordens judiciais", diz diretora jurídica do Google

Por Rene Fraga

O Google criou um time de advogados e profissionais de direito brasileiros cuja missão é localizar e remover rapidamente conteúdos considerados ofensivos ou ilegais de usuários do Orkut no Brasil. A equipe funciona na sede da empresa, na Califórnia. A informação é da diretora jurídica do Google, Nicole Wong, em entrevista exclusiva à Folha.

Confira a entrevista exclusiva na Folha Online >>

Fundação Mozilla aceita ajuda da Microsoft

Por Rene Fraga

A Mozilla Foundation aceitou a ajuda da Microsoft para melhorar a integração do Firefox 2 e Thunderbird 2 no novo sistema operacional Windows Vista.

O diretor do laboratório de Open Source da Microsoft, Sam Ramji, havia publicado um convite na Usenet, oferecendo ajuda para a Fundação Mozilla. Ramji acredita que essa aproximação com os desenvolvedores da Fundação Mozilla ajudará ao Firefox Thunderbird a rodar melhor no Windows Vista, próxima versão do sistema operacional da empresa.

A Microsoft também fez este convite a equipe do navegador Opera, que também aceitou testá-lo para uma melhor integração.

Mozilla Minimo: pequeno, simples, poderoso e inovador

Por Rene Fraga

A Fundação Mozilla anunciou uma nova versão de seu navegador de código aberto para dispositivos móveis. O Minimo 0.0.16 é compatível somente com dispositivos que usam Windows Mobile, como PDAs e smartphones (celular com funções de assistente pessoal). O navegador conta com uma nova interface e exibe abas que indicam as múltiplas páginas abertas. Também possui uma barra do lado esquerdo da tela com ícones para páginas mais visitadas e aplicativos como o Google, além de uma lista com sites de notícias otimizados para celulares.

Curiosidade:
Minimo é uma abreviação de "Mini-Mozilla".

Conheça o projeto Mozilla Minimo >>

Cresce número de Indianos no Orkut

Por Rene Fraga

Quem gosta de acompanhar os números do Orkut já deve ter percebido que está crescendo o número de Indianos registrados no sistema. A busca interna do Orkut também revela o crescimento de comunidades Indianas.

Orkut informa remoção de conteúdo ilegal

Por Rene Fraga

O orkut disponibilizou um aviso no perfil de todos os usuários requisitando que todos usem o serviço com responsabilidade e que todo o conteúdo ilegal será removido, para isso é alertado a importância de reportar abusos em perfis e comunidades.



Aviso disponibilizado no orkut:

Lembre-se: nós todos gostamos do orkut.com e contamos com a sua ajuda para mantê-lo saudável. Por favor use o serviço com responsabilidade e seja proativo ao reportar abusos em perfis e comunidades. Conteúdo ilegal não será tolerado e será devidamente removido.
Veja nossos Termos de Serviço.

Stay beautiful,
- A Equipe do orkut

Google Brasil nega que matriz americana pense em fechar o Orkut no país

Por Rene Fraga

Numa entrevista concedida nesta sexta-feira, após notícias veiculadas na mídia brasileira, o procurador do Google no Brasil, Durval Noronha Goyos, descartou qualquer hipótese de a empresa paralisar as atividades do site de relacionamentos Orkut. Goyos disse que houve um mal-entendido na apuração dos fatos.

- Não procede, não confirmo. Isto não partiu de informação oficial, é um disparate - afirmou o procurador.

O advogado também ataca as críticas feitas nos últimos dias pelo Ministério Público Federal, de que o Google Brasil não estaria colaborando com as investigações de crimes cometidos no Orkut.
Noronha alega que as solicitações feitas "corretamente" à matriz americana são resolvidas em até 48 horas. "Fornecemos tudo o que foi pedido. Não temos culpa se os interessados são ineptos na hora de formular os pedidos. Não entendo porque insistem em interpelar o Google Brasil quando há uma equipe de 200 advogados prontos para atender a estes pedidos", afirmou.

sexta-feira, agosto 25, 2006

Google perde sem o Orkut?

Por Rene Fraga

O Google tem um grande desafio ao decidir o futuro do Orkut no Brasil, o Orkut não é apenas um site desconhecido ou com poucos usuários, estamos falando do site mais visitado do Brasil, com 9,6 bilhões de page views em Julho e uma base de quase 20 milhões de usuários brasileiros. Desativa-lo, ou mesmo bloquea-lo será uma enorme perda para a empresa.

Números do Orkut
9,6 bilhões de page views
20 milhões de usuários brasileiros
Líder de acessos no Brasil

Google ameaça fechar Orkut no Brasil

Por Rene Fraga

O Orkut, site de relacionamentos virtuais que foi criado e é mantido pelo Google, pode fechar suas atividades no Brasil ou pelo menos limitar o acesso de internautas brasileiros. A informação foi obtida pela Folha na sede da empresa em Mountain View, na Califórnia. As pessoas ouvidas pediram anonimato por se tratar indiretamente de uma questão jurídica em andamento.

Para a empresa, a ação pode ser tomada se não for possível coibir excessos dos usuários brasileiros ou não se chegar a um acordo com a Justiça do país. A direção do Google avalia que, seja qual for o resultado da atual disputa jurídica, a imagem do site pode sair irremediavelmente arranhada no Brasil, país que responde por entre 80% e 90% do total de usuários, de cerca de 20 milhões.

Em conversa por telefone, a diretora jurídica do Google, Nicole Wong, disse que "nenhuma hipótese está descartada", mas que a empresa "está muito feliz em prover esse serviço ao Brasil e gostaria muito de poder continuar a fazê-lo".

Leia matéria completa >>

quinta-feira, agosto 24, 2006

Google e Orkut: Um sucesso problemático no Brasil

Por Rene Fraga

O orkut se tornou uma pedra no caminho do Google Brasil que nada tem haver com o serviço. O Google no Brasil é apenas um escritório de vendas, na qual não possui acesso ao sistema do orkut.

"É necessário ter 18 anos ou mais para o usar o serviço
orkut.com. Ao inscrever-se no serviço orkut.com, você afirma e atesta ter 18 anos ou mais e possuir capacidade para compreender, aceitar e cumprir os presentes Termos de Serviço." informa o orkut em seu Termo de Uso. Infelizmente sabemos que muitos pais desconhecem o termo e permitem o uso por seus filhos menores colocando-os num mundo perigoso. Reclamar ou mesmo querer proteger seus filhos do conteúdo do orkut não é a forma correta, pois em primeiro lugar, eles nem deveriam estar cadastrados. O orkut é um site fechado, você decide se quer ou não ter acesso ao conteúdo, se você decidiu ter, o orkut é apenas uma ferramenta que possibilita a interação entre as pessoas, o mais grave do orkut somos nós mesmos que geramos o conteúdo. Infelizmente uma empresa como o Google Brasil, na qual muitos países adorariam ter uma filial devido ao seu grande poder de investimento, pode ser fechada devido ao uso indevido dos próprios brasileiros.

Igreja do Google?

Por Rene Fraga


Muitos blogs estão reportando a existência de um site que se auto-proclama como a "Igreja do Google" criando assim a religião "Googlism". "É a ponte final entre povos e informação." afirma o site.

Google Calendar e novo Google Notifier para Mac

Por Rene Fraga

"Criar uma melhor experiência ao utilizar o Google Calendar num Mac era meu primeiro projeto no Google. Estou feliz ao informar que agora o Google Calendar funciona otimamente no Safari, e estamos lançando juntamente um upgrade para o Gmail Notifier para MacO Google Notifier para Mac agora possui:

Gmail poderá fazer ligações para o Google Talk

Por Rene Fraga

O blog Googling Google descobriu uma novidade no código fonte do Gmail, um botão que ao ser clicado abrirá uma conversação por voz com usuários do Google Talk.

quarta-feira, agosto 23, 2006

Procurador do Google Brasil diz que informações sobre Orkut devem ser buscadas nos Estados Unidos

Por Rene Fraga

O procurador da empresa Google Brasil, Durval Noronha, disse hoje (23), durante uma conferência por telefone, que a subsidiária brasileira não tem “nada a ver” com o Orkut e que por isso não tem como informar ao Ministério Público Federal sobre crimes contra os direitos humanos cometidos dentro do site de relacionamentos de propriedade da empresa norte-americana Google Inc.

“Para prestação de informações relacionadas com o serviço Orkut, que está sediado nos Estados Unidos, deve reger a prestação de informações à lei americana. Por isso deve ser intimada quem tem controle sobre essas informações, que é a empresa norte-americana Google Inc. e não a empresa brasileira, que nada tem a ver com essa atividade”, disse Noronha.

Sobre o fato de o Ministério Público solicitar à Justiça Federal o fechamento da empresa no Brasil, caso ela continue se negando a fornecer dados de criminosos no Orkut, o procurador disse que se trata de uma “pretensão absolutamente infundada e aventureira”. “Essa pretensão será certamente repudiada em juízo. Ela não tem precedente”, garante Noronha.

Leia matéria completa >>

Google Talk completa 1 ano amanhã

Por Rene Fraga

Esta semana está repleta de aniversários no Google, dia 21 de Agosto foi o aniversário de Sergey Brin, fundador do Google, hoje(23) é 7º aniversário do Blogger e amanhã(24) será o 1º aniversário do Google Talk.

O blog Google Operation System descobriu que amanhã todos os clients do Google Talk exibirão um logotipo especial em comemoração. Confira a imagem ao lado.

Google Talk pode ganhar novos recursos em breve

Por Rene Fraga



Google
informou que está trabalhando para aprimorar ainda mais o Google Talk. Algumas das novidades abaixo devem ser lançadas em breve!

Gmail é aberto no Japão

Por Rene Fraga

O Google começou a disponibilizar o Gmail no Japão sem necessitar de convites ou celular. O Google disponibilizou em sua versão japonesa uma tela de cadastro para abrir uma conta no Gmail. Será que a fase beta do Gmail está chegando ao fim?

Roteador do Google Wi-Fi

Por Rene Fraga


O blog Inside Google conseguiu esta interessante imagem de um roteador Wi-Fi do Google pela cidade de Mountain View. O Google Wi-Fi, é um serviço gratuito para os moradores de Mountain View e começou a ser disponibilizado na semana passada.

Google Books ganha versão brasileira

Por Rene Fraga

Mais um projeto do Google está ganhando uma interface brasileira. Agora é a vez do Google Books, que permite fazer buscas em conteúdos de livros.

No país o serviço será chamado de Pesquisa de Livros e deve entrar no ar, segundo a empresa, entre entre hoje e amanhã no endereço http://books.google.com.br. Já existe conteúdo digitalizado em português dentro da base do Google, que é global.

Leia matéria completa >>

Google Suggest: Sugestão Inesperada

Por Rene Fraga


O leitor Ionut do blog Google Blogoscoped reportou uma interessante e inesperada sugestão no Google Suggest. Ao digitar "ple", o sistema complementa com "please bang my wife" em português "por favor estoure minha esposa". Uma sugestão inesperada e intrigante...

Blogger completa 7 anos

Por Rene Fraga

O Blogger completou hoje 7 anos de existência e em comemoração ganhou um novo logotipo(o "B" foi substituido por um cachorro festeiro) . O Google Discovery parabeniza a equipe do Blogger pelo excelente serviço.

Aventuras no país das maravilhas

Por Rene Fraga



No piquenique de verão do Google, todo mundo pode agir como criança. O evento é sempre cheio de atrações especiais, prêmios e um delicioso churrasco. Realmente, é melhor do que um parque de diversões! Por isso, vários Googlers trazem a família para aproveitar a tarde no Amphiteatro Shoreline, em Mountain View, Califórnia. O tema deste ano foi “Alice no País das Maravilhas”, os participantes tinham que realizar uma escolha difícil: brincar nas xícaras dançantes do Chapeleiro Maluco, no pula-pula da Lagarta ou no torneio de Pôquer da Rainha de Copas.



Confira todos os detalhes do blog do Google Brasil >>

MPF quer R$ 130 milhões do Google

Por Rene Fraga

O Ministério Público Federal (MPF) entrou ontem com uma ação civil pública para obrigar a Google Brasil Internet Ltda. - ligada à americana Google Inc., proprietária do site de relacionamentos Orkut - a pagar multa diária de R$ 7,6 milhões e indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 130 milhões, sob alegação de que a empresa descumpre reiteradamente decisões da Justiça brasileira. Em último caso, requer o fechamento da empresa.

A ação é resultado de um imbróglio que se arrasta há meses. O procurador da República Sérgio Suiama, do MPF, investiga crimes praticados via Orkut desde 2003, principalmente pedofilia e crimes de ódio como racismo, nazismo e homofobia. Foram abertos 300 procedimentos criminais - 165 referentes ao Orkut.

O advogado criminalista Alberto Toron, que defende a empresa nessa esfera, ironizou: "Procurada, a Google Brasil sempre indica o representante da Google Inc. para responder aos questionamentos. Se o procurador não está feliz em pedir informações para a Google Inc., que procure um psicanalista".

Leia matéria completa >>

Google faz parceria para melhorar a publicidade

Por Rene Fraga

A unidade de publicidade do Google, a Google AdWords, associou-se à empresa Salesforce para reforçar a qualidade do serviço de publicidade. Com a parceria, o Google planeja fornecer aos clientes ferramentas para criar, gerir e controlar a eficácia das suas campanhas de publicidade online.

terça-feira, agosto 22, 2006

Google Discovery: Mais de 100 posts!

Por Rene Fraga

Gostaria de agradecer a todos os visitantes e leitores do Blog Google Discovery pois superamos hoje a marca de 100 posts com novidades e descobertas do mundo Google e Mozilla. Muito obrigado.

Microsoft oferece ajuda para que Firefox rode no Windows Vista

Por Rene Fraga

O diretor do laboratório de Open Source da Microsoft, Sam Ramji, publicou um convite na Usenet, oferecendo ajuda para a Fundação Mozilla.

O convite é para os desenvolvedores do navegador de código aberto Firefox e do software de e-mail Thunderbird e inclui uma visita ao laboratório de código aberto da Microsoft, nos Estados Unidos, em dezembro.

Ramji acredita que essa aproximação com os desenvolvedores da Fundação Mozilla ajudará ao Firefox a rodar melhor no Windows Vista, próxima versão do sistema operacional da empresa.

Até agora, a Fundação Mozilla não se pronunciou se aceita o convite da Microsoft.

Fonte: IDG Now!

Google Base ganha estatísticas

Por Rene Fraga


Clique na imagem para ampliar >>

O Google informou que os dados para a estatística interna no Google Base começaram a serem coletados em Junho. Confira as novidades:

Gmail ganha player de áudio

Por Rene Fraga


Clique na imagem para ampliar >>

O Google está disponibilizando novos recursos ao Gmail, desta vez é um "player" para execução de arquivos de áudio. Com o Google Talk disponibilizando áudios off-line, o Google facilitou o acesso ao conteúdo sem necessitar baixar localmente o arquivo.

Google Brasil e Ministério Público travam batalha jurídica

Por Rene Fraga

A representação brasileira do Google e o Ministério Público Federal de São Paulo iniciaram uma batalha judicial em torno do serviço de redes sociais Orkut, apontado pelas autoridades como ferramenta que, além de seu uso legítimo, tem sido utilizada em crimes como disseminação de imagens de pedofilia.

Em comunicado enviado à imprensa na noite de segunda-feira, o Ministério Público convocou jornalistas para uma entrevista sobre a ação contra o Google Brasil na tarde desta terça-feira. O processo pedirá liminar para que a companhia seja obrigada "a cumprir ordens já expedidas pela Justiça Federal, de quebra de sigilo de comunidades e perfis criminosos no Orkut, sob pena de multa".

O processo do Ministério Público ainda pede o fechamento dos escritórios do Google Brasil, caso ocorra persistência da empresa de não cumprir ordens judiciais.

"No mérito, o MPF pedirá a condenação da Google Brasil ao pagamento de indenização milionária à sociedade pelos danos causados pelos sucessivos descumprimentos de ordens judiciais", afirmou o Ministério Público na nota.

Leia matéria completa >>

Direitos Humanos denuncia Orkut ao Congresso dos EUA

Por Rene Fraga

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara envia hoje (22) ao Congresso norte-americano um dossiê contendo denúncias de pornografia infantil e pedofilia na internet. O relatório será encaminhado pelo conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos, Dennis Hearne.

O relatório destaca o site de relacionamento Orkut, de propriedade da empresa norte-americana Google Inc., como local preferencial para a ação de pedófilos no Brasil. O documento foi elaborado, a pedido da comissão, pela organização não-governamental SaferNet Brasil, especializada em denúncias de ações criminosas desenvolvidas por meio da rede mundial de computadores. O dossiê apresenta fotos de páginas de pedofilia no Orkut e por isso não pode ser divulgado amplamente.

Leia matéria completa >>

segunda-feira, agosto 21, 2006

Google Brasil pede à Justiça auditor independente no caso Orkut

Por Rene Fraga

O Google entrou com uma ação na Justiça brasileira, nesta segunda-feira (21/08), pedindo que seja indicado um especialista com o objetivo de confirmar, de maneira independente, que o Google Brasil não possui informações de usuários do Orkut.com

A ação acontece um dia antes de o Ministério Público Federal entrar com uma ação civil pública contra o Google Brasil, alegando que ele não cumpriu ordens judicais para quebrar o sigilo de comunidades que estariam praticando crimes na rede social Orkut.

Em comunicado para a imprensa, o Google afirma ter respondido a cada caso solicitado pelo Ministério Público Federal e espera que o argumento convença a Procuradoria de que o Google Brasil não tem controle sobre dados pedidos pela Justiça Nacional.

Leia matéria completa >>

Especial Google - História, Fundadores e Tecnologia

Por Rene Fraga


Foto - Larry Page e Sergey Brin, Fundadores do Google

Missão do Google
A missão do Google é oferecer a melhor opção de busca na Internet tornando as informações mundiais acessíveis e úteis. O Google, desenvolvedor do maior mecanismo de busca do mundo, oferece o caminho mais rápido e fácil de encontrar informações na web. Com acesso a bilhões de páginas, o Google oferece resultados relevantes para usuários de todo o mundo, normalmente em menos de meio segundo. Hoje, o Google responde a mais de 100 milhões de consultas por dia.

O Google foi fundado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes Ph.D de Stanford em 1998. A companhia privada anunciou, em junho de 1999, ter assegurado $25 milhões em consolidação de dívida flutuante de patrimônio líquido. Seus sócio incluem Kleiner Perkins Caufield & Byers e Sequoia Capital. Google presta serviços através de seu próprio site público, www.google.com. A companhia também oferece soluções para busca na rede, em associação com provedores de conteúdo.

Larry Page
Co-fundador e Presidente de Produtos
Larry Page foi o diretor executivo fundador do Google. Depois de desenvolver a empresa, contratar seus primeiros 200 funcionários e alcançar a lucratividade, ele passou a atuar como Presidente de Produtos em abril de 2001. Larry Page continua dividindo a responsabilidade pelas operações diárias do Google com Eric Schmidt e Sergey Brin.

Filho do professor de Ciência da Computação da Universidade Estadual de Michigan, Dr. Carl Victor Page, o amor de Larry pelos computadores começou aos seis anos de idade. Seguindo os passos de seu pai nos estudos, tornou-se um formando honorário pela Universidade de Michigan, onde recebeu o título de bacharel em Engenharia, com especialização em Engenharia da computação. Durante o período que passou em Ann Arbor, Larry construiu uma impressora a jato de tinta com peças de Lego.

Sergey Brin
Co-fundador e Presidente de Tecnologia
Sergey Brin, nascido em Moscou, bacharel honorário em Matemática e Ciência da Computação pela Universidade de Maryland em College Park. Atualmente está afastado do programa de doutorado em Ciência da Computação na Universidade de Stanford, onde obteve seu título de mestre. Sergey recebeu um prêmio da National Science Foundation Graduate Fellowship e o título de MBA honorário pela instituição espanhola Instituto de Empresa. Foi em Stanford que ele conheceu Larry Page e trabalhou no projeto que veio a tornar-se o Google. Juntos fundaram a Google Inc. Sergey continua dividindo com Larry Page e Eric Schmidt a responsabilidade pelas operações diárias.

As atividades de pesquisa de Sergey incluem mecanismos de pesquisa, extração de informações de fontes não estruturadas e data mining em grandes coleções de texto e dados científicos. É autor de mais de uma dúzia de trabalhos acadêmicos, incluindo Extraindo Padrões e Relações da WWW; Data Mining Dinâmico: Uma Nova Arquitetura de Dados com Alta Dimensionalidade, publicada em parceria com Larry Page; Técnicas Escalonáveis para Exploração de Estruturas Casuais; Contagem Dinâmica de Conjuntos de Itens e Regras Derivadas para Dados de Transações de Compra e Além das Transações de Compra: Generalizando Regras de Associação para Correlações.

O Significado de Google
Google é um trocadilho com a palavra 'googol', que foi inventada por Milton Sirotta, sobrinho do matemático americano Edward Kasner, para designar o número representado por 1 seguido de 100 zeros. O uso do termo Google reflete a missão da empresa de organizar o enorme montante de informações disponíveis na web e no mundo.

Sobre a Tecnologia do Google
A tecnologia de busca inovadora do Google e o design elegante da interface com o usuário destaca o Google dos atuais mecanismos de busca de primeira-geração. Mais que usar apenas palavras-chaves ou tecnologia de meta-busca, o Google é baseado na avançada tecnologia PageRank™, que assegura que os resultados mais importantes sempre apareçam primeiro.

O PageRank faz uma medição objetiva de importância das páginas web e é calculado por uma equação de 500 milhões de variáveis e mais de 2 bilhões de termos. O PageRank usa a enorme estrutura de links da web como uma ferramenta organizacional. Em essência, o Google interpreta um link de uma Página A para a Página B como um "voto" da Página A para a Página B. O Google avalia a importância de uma página pelos votos que ela recebe. O Google também analiza a página que efetua o voto.

Os métodos complexos e automatizados de pesquisa do Google impedem qualquer tipo de interferência humana. Contrariamente a outros serviços de pesquisa, o Google é estruturado de tal forma que ninguém consegue comprar uma posição mais alta ou solicitar alterações nos resultados. Uma pesquisa do Google é uma forma simples, objetiva e honesta de encontrar sites de alta qualidade.

Fonte: Google Brasil

Google perde 1% de participação de mercado para Yahoo

Por Rene Fraga

O site do Google continua a ser a maior fonte para buscas na web, mas perdeu 1% de participação de mercado para o Yahoo no mês de julho, segundo a comScore Networks.

O Google respondeu por 43,7% de todas as buscas realizadas no mercado norte-americano, mas teve queda na participação total de mercado, pela primeira vez em 11 meses consecutivos, segundo a comScore.

Leia matéria completa >>

domingo, agosto 20, 2006

Firefox 2.0 enfrenta falhas e atraso no lançamento

Por Rene Fraga

A nova versão do navegador de código aberto Firefox vai atrasar um mês. A versão 2.0 do browser, que leva o codinome Bon Echo, estava programa para 26 de setembro, mas agora vai estrear apenas em 24 de outubro. A programação de testes também foi modificada, e o segundo beta do software só deve ser liberado em 23 de agosto.

O atraso é atribuído a um número de falhas que ainda precisam ser corrigidas, ao todo são 87, segundo a última lista de bugs do projeto.

A nova versão terá uma série de novos recursos para concorrer com rivais como o Opera e o Internet Explorer 7, incluindo segurança antiphishing, um verificador de ortografia, feed de notícias integrado, e a já consagrada navegação por abas.

Leia matéria completa >>

Google diz não ter planos para serviço nacional Wi-Fi

Por Rene Fraga

O serviço gratuito em Mountain View, base da empresa no coração de Silicon Valley, estará totalmente disponível na quarta-feira, depois de 9 meses de testes. A Google foi eleita pela cidade de São Francisco para instalar e operar um serviço parecido ali, em parceria com a Earthlink; as duas companhias estão negociando as condições com a cidade. Tem havido muita especulação de que a Google poderá concorrer nacionalmente como a provedora de internet wireless, mas um diretor disse na terça-feira em entrevista telefônica que a empresa entrou na iniciativa de Mountain View e São Francisco com outros objetivos: demonstrar o valor da concorrência no fornecimento de acesso à internet e construir sistemas que permitam à empresa experimentar novas idéias de negócios.

Leia matéria completa >>