Google Discovery | Google Talk | Discovery Music | Equipe


segunda-feira, agosto 21, 2006

Especial Google - História, Fundadores e Tecnologia

Por Rene Fraga


Foto - Larry Page e Sergey Brin, Fundadores do Google

Missão do Google
A missão do Google é oferecer a melhor opção de busca na Internet tornando as informações mundiais acessíveis e úteis. O Google, desenvolvedor do maior mecanismo de busca do mundo, oferece o caminho mais rápido e fácil de encontrar informações na web. Com acesso a bilhões de páginas, o Google oferece resultados relevantes para usuários de todo o mundo, normalmente em menos de meio segundo. Hoje, o Google responde a mais de 100 milhões de consultas por dia.

O Google foi fundado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes Ph.D de Stanford em 1998. A companhia privada anunciou, em junho de 1999, ter assegurado $25 milhões em consolidação de dívida flutuante de patrimônio líquido. Seus sócio incluem Kleiner Perkins Caufield & Byers e Sequoia Capital. Google presta serviços através de seu próprio site público, www.google.com. A companhia também oferece soluções para busca na rede, em associação com provedores de conteúdo.

Larry Page
Co-fundador e Presidente de Produtos
Larry Page foi o diretor executivo fundador do Google. Depois de desenvolver a empresa, contratar seus primeiros 200 funcionários e alcançar a lucratividade, ele passou a atuar como Presidente de Produtos em abril de 2001. Larry Page continua dividindo a responsabilidade pelas operações diárias do Google com Eric Schmidt e Sergey Brin.

Filho do professor de Ciência da Computação da Universidade Estadual de Michigan, Dr. Carl Victor Page, o amor de Larry pelos computadores começou aos seis anos de idade. Seguindo os passos de seu pai nos estudos, tornou-se um formando honorário pela Universidade de Michigan, onde recebeu o título de bacharel em Engenharia, com especialização em Engenharia da computação. Durante o período que passou em Ann Arbor, Larry construiu uma impressora a jato de tinta com peças de Lego.

Sergey Brin
Co-fundador e Presidente de Tecnologia
Sergey Brin, nascido em Moscou, bacharel honorário em Matemática e Ciência da Computação pela Universidade de Maryland em College Park. Atualmente está afastado do programa de doutorado em Ciência da Computação na Universidade de Stanford, onde obteve seu título de mestre. Sergey recebeu um prêmio da National Science Foundation Graduate Fellowship e o título de MBA honorário pela instituição espanhola Instituto de Empresa. Foi em Stanford que ele conheceu Larry Page e trabalhou no projeto que veio a tornar-se o Google. Juntos fundaram a Google Inc. Sergey continua dividindo com Larry Page e Eric Schmidt a responsabilidade pelas operações diárias.

As atividades de pesquisa de Sergey incluem mecanismos de pesquisa, extração de informações de fontes não estruturadas e data mining em grandes coleções de texto e dados científicos. É autor de mais de uma dúzia de trabalhos acadêmicos, incluindo Extraindo Padrões e Relações da WWW; Data Mining Dinâmico: Uma Nova Arquitetura de Dados com Alta Dimensionalidade, publicada em parceria com Larry Page; Técnicas Escalonáveis para Exploração de Estruturas Casuais; Contagem Dinâmica de Conjuntos de Itens e Regras Derivadas para Dados de Transações de Compra e Além das Transações de Compra: Generalizando Regras de Associação para Correlações.

O Significado de Google
Google é um trocadilho com a palavra 'googol', que foi inventada por Milton Sirotta, sobrinho do matemático americano Edward Kasner, para designar o número representado por 1 seguido de 100 zeros. O uso do termo Google reflete a missão da empresa de organizar o enorme montante de informações disponíveis na web e no mundo.

Sobre a Tecnologia do Google
A tecnologia de busca inovadora do Google e o design elegante da interface com o usuário destaca o Google dos atuais mecanismos de busca de primeira-geração. Mais que usar apenas palavras-chaves ou tecnologia de meta-busca, o Google é baseado na avançada tecnologia PageRank™, que assegura que os resultados mais importantes sempre apareçam primeiro.

O PageRank faz uma medição objetiva de importância das páginas web e é calculado por uma equação de 500 milhões de variáveis e mais de 2 bilhões de termos. O PageRank usa a enorme estrutura de links da web como uma ferramenta organizacional. Em essência, o Google interpreta um link de uma Página A para a Página B como um "voto" da Página A para a Página B. O Google avalia a importância de uma página pelos votos que ela recebe. O Google também analiza a página que efetua o voto.

Os métodos complexos e automatizados de pesquisa do Google impedem qualquer tipo de interferência humana. Contrariamente a outros serviços de pesquisa, o Google é estruturado de tal forma que ninguém consegue comprar uma posição mais alta ou solicitar alterações nos resultados. Uma pesquisa do Google é uma forma simples, objetiva e honesta de encontrar sites de alta qualidade.

Fonte: Google Brasil


Comentários: Postar um comentário



<< Home