Google Discovery | Google Talk | Discovery Music | Equipe


sexta-feira, agosto 11, 2006

Google Zeitgeist Brasil

Por Rene Fraga

Abaixo estão as palavras mais buscadas no Google Brasil no mês de Junho:

  1. rebelde
  2. copa do mundo
  3. bandeira do brasil
  4. receita federal
  5. festa junina
  1. enem
  2. dia dos namorados
  3. ronaldinho gaucho
  4. avril lavigne
  5. angelina jolie
  1. david beckham
  2. ronaldo
  3. bob marley
  4. britney spears
  5. bussunda
Confira as palavras mais buscadas no mundo no Google Zeitgeist >>

Blogger é desbloqueado novamente na China

Por Rene Fraga

O Blogger, serviço de blogs gratuito do Google, está mais uma vez acessível em Pequim sem o uso de um servidor proxy específico, indicando que os esforços do Governo em bloquear o site falharam.

O acesso ao Blogger foi restaurado na quinta-feira. O site ficou amplamente inacessível a partir da China desde 2002, quando censores do Governo aparentemente bloquearam acesso ao buscador e outros serviços do Google.

Leia matéria completa >>

Google Software para Trek Fans

Por Rene Fraga


A 5º Convenção Anual de Star Trek acontecerá em Las Vegas e o Google quer você como parte do evento: "Use a imaginação e celebre esta história Sci-Fi usando o Google Earth, Maps e SketchUp para criar a sua visão sci-fi de uma visita alien à Terra". As artes ficarão expostas para visualização no site do Google e no Hotel Hilton Las Vegas entre 17 e 20 de agosto. A data limite para envio dos arquivos é dia 13 de agosto.

Confira o site especial do evento >>

Dançando no Google?

Por Rene Fraga


Não deixe de conferir no blog do Google Brasil todas informações sobre o evento Google Dance que reuniu os participantes da Conferência de Estratégias para Mecanismos de Busca (Search Engine Strategies) para participar de um evento na sede do Google em Mountain View, na Califórnia. Com o tema ‘Google Labs’, o objetivo do evento foi criar um espaço físico de experimentação da maneira Google de enxergar o mundo.

Confira no blog do Google Brasil >>

Gmail ganha novos serviços integrados

Por Rene Fraga


Alguns meses atrás o Google integrou ao Gmail (em inglês) o serviço do Google Calendar para facilitar o uso, e claro o acesso ao serviço. Agora o Google integrou ao Gmail o Picasa Web Albuns para armazenamento e publicação de fotos na internet, o Google Spreadsheets para editar planilhas online e um link para os demais serviços disponíveis na Conta Google do usuário.

quinta-feira, agosto 10, 2006

Google vê ameaças governamentais à privacidade online

Por Rene Fraga

O líder entre os serviços de busca na Web, Google, que armazena vastas quantidades de dados sobre os hábitos de navegação de seus usuários, considera que intrusões governamentais, e não exposições involuntárias de dados, são a maior ameaça à privacidade online, declarou o presidente-executivo da empresa na quarta-feira.

Eric Schmidt, presidente-executivo do Google, disse durante a conferência Search Engines Strategy que o Google havia instalado todas as salvaguardas necessárias para proteger os dados pessoais de seus usuários contra roubos ou divulgação acidental.

Leia matéria completa >>

Novidades no Google.com

Por Rene Fraga


A página inicial americana do Google ganhou hoje algumas novidades na interface, os links do Google Groups e Google Froogle foram alterados para uma nova janela que se abre ao clicar em "more", no lugar foi adicionado um link para o novo Google Video. Apesar das mudanças, ainda não é possível encontrar links para o Google Answers e Google Analytics na opção de detalhamento de todos os serviços(em "even more").

Google, Microsoft, Yahoo e Skype bloqueiam imprensa estrangeira na China

Por Rene Fraga

A situação no Yahoo! é a pior mostrada na minuciosa análise sobre a colaboração das companhias para transformar a censura chinesa na mais potente e sofisticada do mundo. O relatório, de 149 páginas, e intitulado "Cumplicidade corporativa na censura chinesa à Internet", analisa quatro multinacionais do setor (Yahoo, Microsoft, Google e Skype) em comparação com uma concorrente chinesa, a Baidu.

Leia matéria completa >>

Disney nega parceria com Google e Yahoo para distribuir conteúdo

Por Rene Fraga

A Disney declarou ser "improvável" a formação de qualquer parceria ampla com portais como Google e Yahoo para construir sua divisão de internet. A negativa vem em um momento em que empresas que produzem conteúdo, como a própria Disney, tentam flexibilizar sua posição nas negociações com as companhias de tecnologia que controlam grande parte da distribuição online e em aparelhos digitais, como o iPod.

Leia matéria completa >>

quarta-feira, agosto 09, 2006

Google Video - Arquivo-X :: The X-Files

Por Rene Fraga

Confira no Google Video um super-trailer do seriado Arquivo-X (The X-Files)!! Divirta-se!! =)

Universidade da Califórnia cede acervo ao Google Books

Por Rene Fraga

O Google anunciou um reforço de peso para o Google Books seu projeto de uma biblioteca virtual: a autorização para digitalizar o acervo de cerca de 34 milhões de títulos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. O projeto deve ser concluído em um ano e meio e já conta com a participação de outras instituições renomadas, como as universidades de Oxford, na Grã-Bretanha; Harvard, Stanford e Michigan, nos Estados Unidos, e a Biblioteca Pública de Nova York.

Leia matéria completa >>

Sony lança aparelho WiFi de mensagens instantâneas e música

Por Rene Fraga

A Sony lançará em setembro o primeiro aparelho de comunicação e entretenimento em banda larga sem fio dirigido ao usuários mais assíduos de serviços de mensagens instantâneas. O novo comunicador pessoal "mylo", da Sony, é um aparelho híbrido que concorre com diversos produtos já disponíveis no mercado, entre os quais o Sidekick, da Danger, e o Nokia 770, um aparelho portátil para acesso sem fio à Internet. Disponível em branco ou preto, o mylo vem equipado com três serviços gratuitos de mensagens instantâneas --o Skype, do eBay; o Yahoo Messenger, do Yahoo ; e o Google Talk, do Google. Outras informações estão disponíveis em http://www.sony.com/mylo.

Leia matéria completa >>

Google Earth conquista o mundo dos cientistas

Por Rene Fraga

O Google Earth, composto por milhares de fotos tiradas de satélite e imagens aéreas, nasceu como uma brincadeira. Mas agora os cientistas estão descobrindo como o software pode ser útil, da pesquisa sobre vulcões ao resgate a vítimas de furacões, como em New Orleans após a passagem do Katrina, no ano passado.

Leia matéria completa >>

terça-feira, agosto 08, 2006

Google Related Links agora com video

Por Rene Fraga

O Google Related Links foi desenvolvido para oferecer conteúdo a sites com um módulo fácil de adicionar. Para enriquecer ainda mais o que o Google Related Links pode oferecer, o Google adicionou mais uma tab no sistema, agora é possível visualizar videos na caixa do Related Links. Resultando assim num conteúdo de qualidade em video, além de maior interatividade.

Confira o novo Google Related Links >>

Voe sobre o Google Maps

Por Rene Fraga

O site "Goggles :: The Google Maps flight sim" permite que você controle um avião sobre os mapas do Google Maps. Além de ter o controle do avião através do direcional do teclado, você ainda pode "atirar" com a barra de espaço. Não deixe de conferir! =)

Fonte: Google Blogoscoped

Microsoft recomenda atualização do Firefox

Por Rene Fraga

Um usuário do Digg está reportando um site sobre "análise de crash" da Microsoft na qual recomenda a atualização do Firefox. Muitos fãs da Fundação Mozilla sempre sonharam em ver um link para o Firefox dentro do portal da Microsoft, ou mesmo um reconhecimento do software pela Microsoft, é engraçado saber que esse dia chegou.

segunda-feira, agosto 07, 2006

Google e Fox assinam acordo de mecanismo de buscas e anúncios

Por Rene Fraga

A Fox Interactive, do grupo News Corp, e o Google anunciaram nesta segunda-feira um acordo para fornecimento de serviços de busca e publicidade no MySpace.com e em outros sites da Fox. Como parte do negócio, o Google terá que pagar à Fox pelo menos 900 milhões dólares em participação na receita, que terá base em acessos registrados e em outros compromissos firmados pela Fox.

"O MySpace.com é um líder reconhecido em conteúdo gerado pelos usuários, e a incorporação de mecanismos de busca e de publicidade estende a nossa missão de tornar as informações do mundo universalmente acessíveis e úteis", afirmou Eric Schmidt, vice-presidente executivo do Google em um comunicado.

Leia matéria completa >>

Conteúdo da MTV no Google Video

Por Rene Fraga


O Google fechou uma parceria com a Viacom/MTV Networks para colocar o conteúdo da MTV/MTV2, Comedy Central, Nickelodeon e The N no Google Video.


Acesse Google Video / MTV >>

AOL libera dados privados de usuários na internet

Por Rene Fraga

AOL liberou na internet um banco de dados com mais de 20 milhões de "palavras chaves" coletadas por mais de meio milhão de usuários num período de três meses. AOL alega que este log pode usado para "personalização e outros tipos de pesquisas". Philipp Lenssen do Google Blogoscoped descreve em seu blog que é possível ligar a "palavra-chave" a ID do usuário, desta forma quebrando qualquer tipo de proteção de privacidade ao usuário da AOL. Apesar da página oficial ter sido deletada, é possível visualiza-la pelo cache do Google e ainda é possível baixar o conteúdo divulgado pela AOL.

Google Earth flagra dirigível entre cartões postais de São Paulo

Por Rene Fraga


Navegar pela ferramenta Google Earth, que permite visualizar localidades de todo o mundo através de fotos de satélite, pode resultar em algumas surpresas. Uma delas é a da imagem acima, que mostra um dirigível entre dois dos mais famosos edifícios do centro de São Paulo: o Copan e o antigo Hilton Hotel, ambos na avenida Ipiranga.

Na foto do satélite, a forma ogival do dirigível - que sobrevoa a cidade fazendo propaganda da marca de pneus Goodyear e gera algumas imagens para transmissões de TVs - aparece exatamente sobre a avenida, compondo um quadro de formas geométricas com o sinuoso edifício projetado por Oscar Niemeyer e a torre cilíndrica que já foi sede de um dos mais importantes hotéis da cidade, atualmente vazio.

Leia matéria completa >>

domingo, agosto 06, 2006

Disponível o tema do Firefox 1.x clássico

Por Rene Fraga



Não gostou do novo visual do Firefox 2?
O tema clássico do Firefox 1.x, chamado Pinstripe para Mac e Winstripe para Windows, agora estão disponíveis para download e instalação. Os temas requerem o novo Firefox 2.0b1.


Download Pinstripe FF Classic (Mac)

Download Winstripe FF Classic (Windows)

Fonte: pretty widgets

Google diz que não irá vender música digital

Por Rene Fraga

"Nós não iremos vender música" disse Chris Sacca, diretor de desenvolvimento do Google. "Boatos sobre o Google em uma solução de música digital tem sido discutido há mais de um ano. Novos rumores tem se intensificados devido a empresa vender músicas em parceria com a Sony BMG através do Google Video, e além de oferecer um serviço dedicado a procura de música, o Google Music" reporta a Reuters.

AOL anuncia que irá cortar 5.000 funcionários com reestruturação

Por Rene Fraga

O anúncio foi feito um dia depois de a empresa ter divulgado que irá fornecer e-mails e programas gratuitos como parte de um programa de reestruturação --até ontem não havia informação sobre cortes de empregos. A expectativa da AOL é atrair mais usuários de internet para o portal e aumentar o número de cliques em seus anúncios, para combater o avanço dos rivais Google, Yahoo e Microsoft --que oferecem e-mails gratuitos há mais tempo.

Leia matéria completa >>