Google Discovery | Google Talk | Discovery Music | Equipe


sexta-feira, novembro 24, 2006

Uma estrela no Google Maps

Por Rene Fraga


Um interessante reflexo de luz foi encontrado no Google Maps. Confira!

Marcadores:

Google Docs & Spreadsheets Gadget

Por Rene Fraga


O Google anunciou a disponibilidade do Google Docs & Spreadsheets gadget para a homepage personalizada. O novo Gadget do Google mostra os últimos documentos editados no serviço.

Marcadores: , ,

Google Blog Search pode ser integrado ao Google Search

Por Rene Fraga


Andy Boyd, leitor do Google Blogoscoped, descobriu que o Google pode estar integrando seu produto de pesquisa em blogs aos resultados do Google Search. Ao integrar o Google Blog Search, o usuário poderá ler posts de blogs com assuntos relacionados a pesquisa feita no sistema de busca do Google.

Infelizmente não foi possível reproduzir o rumor.

Marcadores:

Google Earth no Linux Ubuntu

Por Rene Fraga

O site Planeta Ubuntu Brasil disponibilizou um tutorial para a instalação do Google Earth no Linux Ubuntu ou qualquer outro sistema baseado em Debian:

1) Faça o download do Google Earth em http://earth.google.com/download-earth.html, a última versão com que foi criado este artigo era a 4.0.2413, também conhecida como versão 4 beta 4.

2) Crie o diretório onde será instalado o Google Earth. Isso é necessário porque ele só instala no diretório $home e neste artigo desejamos instalá-lo em /opt, portanto execute no terminal :

sudo mkdir -p /opt/google-earth/bin/
sudo chmod 777 -vR /opt/google-earth/

3) Execute-o com o comando “bash ./GoogleEarthLinux.bin”, e a seguir aceite o contrato. No passo seguinte voce será questionado com duas coisas :

No campo “Install Path” digite “/opt/google-earth/
No campo “Binary Path” digite “/opt/google-earth/bin/

Clique no botão [Begin Install] e prossiga com o restante da instalação, no final da instalação apenas clique no botão "Sair".

4) Parabéns! O Google Earth já está instalado no seu sistema. Para executá-lo dê um ALT+F2 e na janela de diálogo de execução digite “/opt/google-earth/googleearth”.

Marcadores:

Produtora francesa de cinema abre processo contra Google

Por Rene Fraga

A produtora francesa Flach Film anunciou que abriu um processo em tribunal francês contra o serviço norte-americano de buscas na Internet e sua subsidiária francesa, Google France, por violação de direitos autorais. "A Flach Filmes requer que o tribunal sentencie o Google a pagar indenização pelos prejuízos resultantes dessas ações ilegais", afirmou a produtora, acrescentando que havia acusado o Google "não simplesmente de hospedar arquivos, mas de ser o responsável editorial pelo uso do conteúdo".

Fonte: Reuters

Marcadores:

Google News volta a ser processado na Europa

Por Rene Fraga

A associação de empresas de mídia da Noruega apresentou à Justiça local uma ação contra o serviço Google News. O grupo acusa o serviço de desrespeitar a propriedade intelectual de jornais e revistas norueguesas que publicam versões online de suas reportagens. Na ação, o grupo questiona especialmente a reprodução de imagens obtidas pelos jornais em formato reduzido (thumbnails).

O Google afirma que o conteúdo exibido no serviço é resultado de um serviço de busca e não uma reprodução de conteúdo. O buscador diz que exibir os resultados de buscas por notícias é uma função elementar de ferramentas de internet, o que, na opinião do Google, não fere direitos autorais.

Fonte: Info Exame

Marcadores:

Google Books ganha novidades

Por Rene Fraga

O Google Books Search ganhou a sua maior atualização desde seu lançamento. Além de um redesign, agora é possível dar "zoom" nas páginas, visualizar até duas páginas ao mesmo tempo e/ou em tela cheia; e o conteúdo dos livros pode ser rolado na página. Agora quando um livro é buscado, pode-se visualizar palavras chaves e citações do livro, referências, livros recomendados e citações desse livro em trabalhos escolares.

Marcadores:

Google mantém liderança em buscas

Por Rene Fraga

O portal de buscas e serviços Google foi a ferramenta mais utilizada por usuários de internet dos Estados Unidos para encontrar sites e palavras na web em outubro. Segundo levantamento realizado pela consultoria comScore, divulgado nesta terça-feira, os internautas americanos realizaram mais de 6,8 bilhões de buscas online em outubro e o Google ficou com 45,4% desta audiência, o equivalente a quase 3,1 bilhões de procuras online.

Com o resultado, o Google ficou a frente do Yahoo (28,2%) na preferência dos internautas americanos que procuraram ajuda a partir do computador de casa, da universidade ou do trabalho - o equivalente a 1,9 bilhão de buscas online. Em terceiro lugar na preferência aparecem os sites da Microsoft, com 11,7% da audiência de quem procura termos e sites, pouco mais de 796 milhões de buscas. As ferramentas de buscas da Microsoft, aliás, foram as que mais registram perda de audiência em outubro - contra 12,5% em agosto e 11,9% em setembro.

Marcadores:

quarta-feira, novembro 22, 2006

Editor do Google Discovery é entrevistado pelo portal Trama Universitário

Por Rene Fraga

O portal Trama Universitário que tem um conteúdo proposto a integrar alunos, instituições e a vida comunitária entrevistou nesta terça-feira o editor do Google Discovery, Renê Fraga. A reportagem do Trama Universitário tem como tema a "Autopublicação".

"A idéia é mapear esse novo tipo de mídia e saber o que pensam as pessoas que se auto-publicam. Para isso, entrevistaremos 50 delas - blogueiros famosos, estudantes desconhecidos, pessoas de todos os tipos que criaram suas próprias mídias. O que elas têm a dizer sobre isso? Como vêem o seu papel?" descreve Tatiana Dias, autora da reportagem.

Confira a entrevista com o editor do Google Discovery - Renê Fraga >>

Marcadores:

Google não é ameaça ao Office, diz Microsoft

Por Rene Fraga

Um diretor da equipe Office na Microsoft desconsiderou a ameaça dos aplicativos online que o Google está oferecendo na web. Antoine Leblond, que se tornou co-líder do grupo do Office em junho, disse que o Google é apenas o mais recente em uma longa lista de desafiantes ao pacote de aplicativos Office, que inclui o processador de texto Word, o programa de planilhas Excel, o programa de email Outlook e o programa de apresentações PowerPoint.

A Microsoft acredita que os novos serviços disponíveis via Web trabalharão em conjunto com software instalado em computadores, visão que difere da oferecida por defensores da escola "software como serviço", tais como a Salesforce e o Google, que esperam que serviços disponíveis via Web venham um dia a substituir programas instalados em computadores locais.

Fonte: Info Corporate

Marcadores:

Google sofistica ferramentas para indexação de conteúdo no Google News

Por Rene Fraga

O Google desenvolveu novas ferramentas que torna mais fácil para webmasters e editores de sites de notícias controlarem como o sistema de busca indexa seu conteúdo para inclusão no portal Google News.

A partir desta terça-feira (21/11), editores de sites noticiosos em inglês indexados pelo Google News poderão se cadastrar no serviço Webmaster Tools, da Google.

Isto significa que os responsáveis poderão especificar pelo mapa online do site, usado para que a ferramenta do buscador se direcione dentro da página, os artigos que querem que o Google News registre.

O serviço também oferecerá uma lista com os artigos mais artigos registrados no Google News, assim como uma lista de erros de indexação gerada pelo robô crawler do Google, para que problemas possam ser resolvidos.

Fonte: IDG Now!

Marcadores:

Ações do Google batem recordes na Nasdaq

Por Rene Fraga

Pela primeira vez na sua história, e confirmando todas as expectativas e otimismo que rodeiam a empresa de buscas na Internet, as ações do Google superaram pela primeira vez os 500 dólares.

De acorco com o índice de tecnologia da Bolsa de Nova Iorque, Nasdaq, as ações do Google valorizaram cerca de 2% (mais 9.67 dólares) fechando a sessão nos 504.72 dólares.

Marcadores:

segunda-feira, novembro 20, 2006

Google Earth 4 traz mapas históricos

Por Rene Fraga


Mapas aparecem na aba 'Layers' (camadas), recurso da versão 4 do Google Earth

Conhecido por mostrar imagens de satélite do globo terrestre, o programa Google Earth também traz informações históricas em camadas que podem ser acessadas no serviço. Um dos recursos adicionados à versão 4 do Google Earth (ainda na versão beta), permite carregar mapas antigos como um Mapa-múndi de 1790, da América do Sul em 1787, Buenos Aires em 1892, Nova York em 1836, Londres em 1843 e Paris em 1716, entre outros mapas.

Os acervos fazem parte do conjunto de mapas históricos Rumsey, e podem ser acessados no menu Featured Content, na barra Layers, que fica à esquerda inferior na tela do programa. Para acessar só o conteúdo desejado, é preciso selecionar o mapa que se quer, desativando as outras camadas de informação não desejadas (como fronteiras, cidades e outros conteúdos). Em seguida, é só dar um clique duplo sobre a camada selecionada para que o Google Earth mova a tela para exibir o mapa desejado.

Fonte: Estadão

Google Earth é fantástico afirma Bill Gates >>

Marcadores:

Wikipédia e Blogspot voltam a ser bloqueados na China

Por Rene Fraga

A China voltou a restringir o acesso a sites como Wikipédia e Blogspot depois de dois meses de um suposto desbloqueio. O Ministério de Informação chinês nega a explicar as razões deste novo bloqueio, mas tudo aponta para a presença de textos com críticas a Pequim.

A organização contra censura Repórteres sem Fronteiras informou que vários usuários estão relatando que não conseguem acessar a versão em mandarim da enciclopédia online e nem o servidor Blogspot do Google.

Marcadores:

Google Page Creator ganha novos recursos

Por Rene Fraga

O Google disponibilizou 2 novos recursos no Google Page Creator.

Agora quando é feito o upload de alguma imagem para o Google Page Creator, é exibido um recurso que oferece edição de imagem como é demonstrado na figura abaixo.


Outra novidade do Google Page Creator ocorre somente quando um site hospedado no serviço é acessado via dispositivo móvel. Automaticamente o Google Page Creator direciona para uma versão formatada do site para que possa ser visualizado mais facilmente.

Imagem: Google Operating System

Marcadores: ,

Picasa Web ganha mais espaço

Por Rene Fraga

O Google aumentou para 250mb o espaço para armazenamento no seu serviço de fotos online, Picasa Web. Mas em comparação com o novo Yahoo! Fotos, continua longe de ser um produto que possa competir e garantir a preferência dos usuários. O novo Yahoo! Fotos tem armazenamento ilimitado, edição de fotos, busca, tags e outros recursos que deixam o produto mais completo que o Google Picasa Web.

É possível obter mais espaço no Picasa Web, mas o Google cobra pelos planos de espaço extra.

Marcadores:

Yahoo! prepara contra-ataque ao Google

Por Rene Fraga

Um consórcio representando 176 jornais diários dos EUA, anunciou um acordo com o Yahoo! para divisão de conteúdo, publicidade e tecnologia, em mais um acordo entre empresários da mídia impressa e companhias de tecnologia. De acordo com o chefe-executivo de uma das empresas de jornal participantes do acordo, é possível que o conteúdo dos jornais seja disponibilizado para buscas no índice de notícias do site Yahoo!.

O negócio ajuda a melhorar a posição do Yahoo! com as tradicionais companhias de mídia em um contra-ataque ao seu rival Google, que fechou contrato com 50 jornais e tem como projeto captar mais anunciantes em um fragmentado mercado publicitário.

Marcadores:

Yahoo! compra site de opinião Bix.com

Por Rene Fraga

O Yahoo! anunciou a compra do site de opinião Bix.com que permite aos usuários organizem concursos para a escolha das melhores fotos, vídeos ou música produzidas por outros internautas. O objetivo do Yahoo! é promover maior audiência nos sites da companhia.

A Bix tem 16 funcionários e foi criada por Mike Speiser, co-fundador da Epinions, companhia surgida na era do boom da internet. Os termos financeiros da transação não foram revelados.

Marcadores:

Coreografia vira super-hit do YouTube

Por Rene Fraga

O maior fenômeno do YouTube é um sujeito meio careca, meio fora de forma, meio mal vestido e que se define como "uma mistura de Robin Williams com Anthony Robbins" (aquele ex-vendedor de aspirador de pó que ganha a vida escrevendo livros como "Desperte o Gigante Interior").

É assim a "estrela" do "The Evolution of Dance", vídeo que no início deste mês chegou aos 35 milhões de acessos, liderando pelo sexto mês a lista dos mais vistos do site, e que deve ganhar agora em dezembro uma segunda edição, o "The Evolution of Dance Revisited".

Leia matéria completa na Folha Online >>

Marcadores: ,

Google patrocinará anúncio em jornais

Por Rene Fraga


Tom Philips chefia o projeto do Google de olho nos US$ 48 bi da publicidade impressa

O Google quer dar uma virada high-tech na publicidade dos jornais norte-americanos. A companhia vai expandir seu imenso sistema de propaganda na internet para receber ofertas de empresas que também pretendem anunciar nos jornais impressos.

Leia matéria completa no Estadão >>

Marcadores:

Google Discovery ganha novidades

Por Rene Fraga

O Google Discovery ganhou algumas novidades no visual, visando desta maneira facilitar o envio de suas matérias aos principais e melhores "Diggs nacionais" como o Rec6, Eu Curti e Linkk. E ampliou a possibilidade do leitor em escolher qual cliente de RSS queira usar, entre os novos clientes-web destacamos o My Yahoo!, NetVibes e o BlogLines.

O Google Discovery está passando por ajustes para uma melhor experiência de nossos leitores, em breve iremos disponibilizar mais novidades e recursos em nosso blog. Descubra junto conosco o mundo Google!

Marcadores: ,

Google Video - João Gordo vs. Dado Dolabella

Por Rene Fraga

Liberado o video da briga entre Dado Dolabella e João Gordo em seu programa na MTV. Este video foi disponibilizado pelo blog do Kibe Loco e está no TOP 100 do Google Video. Confira!

Marcadores: , ,

domingo, novembro 19, 2006

YouTube - Silvio Santos e a piada do bambu

Por Rene Fraga


Você sabe qual é a diferença entre o poste, a mulher e o bambu? O Silvio Santos ficou interessado. Confira! :)

Marcadores: , ,

Google Discovery ganha logotipos especiais

Por Rene Fraga

Google Discovery ganhou 2 logotipos especiais criados pela Sílvia Helena em comemoração do Natal. O logotipos serão exibidos randomicamente no blog durante todo o período festivo e marcam o início da criação de logotipos especiais do Google Discovery.

Marcadores: ,

Google disponibiliza Google Desktop 4.5

Por Rene Fraga


O Google Desktop 4.5 ganhou um novo visual em sua Sidebar e Google Gadgets. A limpa e transparente Sidebar se integra melhor ao ambiente do seu desktop. Esta versão é compatível com os novos softwares como Microsoft Vista, Office 2007, e Mozilla Firefox 2.0.

O Google Desktop fornece acesso fácil às informações contidas no seu computador e da web. É um aplicativo de pesquisa da área de trabalho do seu computador, que permite procurar texto específico em seus e-mails, arquivos, música, fotos, bate-papos, Gmail, páginas da web que você visitou e muito mais.

Marcadores:

Google Zeitgeist Brasil - Setembro

Por Rene Fraga

Abaixo estão as palavras mais buscadas no Google Brasil no mês de Setembro:
  1. receita federal
  2. rbd
  3. cicarelli
  4. copa do mundo
  5. barbie
  1. hello kitty
  2. corinthians
  3. tam
  4. vivo
  5. avril lavigne
  1. evanescence
  2. tim
  3. slipknot
  4. naruto
  5. harry potter
Confira as palavras mais buscadas no mundo no Google Zeitgeist >>

Marcadores:

Click-to-call é integrado ao Google Maps

Por Rene Fraga

O Google integrou seus anúncios "Click-to-call" ao Google Maps facilitando contato do cliente com a empresa anunciante. Ao clicar no link "call", abre-se uma janela para que você digite seu número de telefone, ou o número que você quer que a empresa do anúncio lhe chame. Assim que você digitar esse número, você clica em 'Connect For Free' (Conectar gratuitamente), seu telefone começará a tocar e ao tirá-lo do gancho, inicia-se a ligação para esse anunciante. Esse tipo de ligação chama-se "pay-per-call".

O leitor Preedo iniciou uma discussão a respeito no fórum do Google Discovery. Participe!

Marcadores:

Conheça o Google Acadêmico

Por Rene Fraga

"O Google Acadêmico realiza buscas por artigos pautadas na relevância, disponibilizando artigos e autores que foram mais citados nos primeiros resultados. Sem contar que possui uma pesquisa avançada para realizar buscas refinadas por autor, fontes e até selecionar as datas dos artigos. Bem mais fácil do que analisar as referências bibliográficas de uma biblioteca tradicional." publicou

Marcadores:

Google Pack ganha Skype

Por Rene Fraga

Google Pack, o pacote de aplicativos do Google incluiu recentemente em seu conteúdo o programa Skype da empresa eBay. Confira algumas notícias que já foram destaques no Google Discovery sobre Google e eBay:

Google e eBay >>
Google fechou um acordo recentemente para fornecer ao eBay serviços de publicidade vinculada a buscas fora dos Estados Unidos.

Google Talk e Skype >>
Interoperabilidade entre Google Talk e Skype pode virar realidade de acordo com recentes rumores.


Marcadores: