Google Discovery | Google Talk | Discovery Music | Equipe


sábado, fevereiro 24, 2007

Google desativa AdSense no Google Discovery

Por Rene Fraga

O Google Brasil desativou nesta sexta-feira o programa AdSense no Google Discovery após requisição de informações adicionais pelo blog. Com ironia, o time do Google AdSense agradeceu o contato e informou que estavam desativando o produto no blog. Confira a resposta na íntegra:

"Obrigado pelo seu e-mail. Os editores não estão autorizados a usar os "recursos da marca Google" em sites que exibem anúncios do Google. Os recursos da marca Google incluem logotipos, capturas de tela de produtos ou outros recursos característicos. Além disso, os editores não podem inserir anúncios do Google em sites que contêm as marcas comerciais do Google no URL ou em sites que fazem parte da estrutura das páginas do Google, incluindo as páginas de resultados de pesquisa. Por esse motivo, desabilitamos os anúncios do Google AdSense no site GoogleDiscovery.com."

Minha conta no AdSense continua ativa, mas o GoogleDiscovery.com não pode mais exibir as propagandas do Google AdSense pois o blog não está autorizado a usar o nome e conteúdo com referências a empresa Google. Após requisitar novas informações adicionais, o Google informou que voltará a exibir o AdSense somente quando o blog efetuar uma alteração no domínio atual(www.googlediscovery.com).

Infelizmente a empresa Google parece não querer que seu conteúdo seja amplamente divulgado por blogs/sites, e deste modo removendo qualquer incentivo de quem neste momento esteja planejando lançar um blog/site com o conteúdo voltado para o maior buscador da internet.

O Google Discovery não tem planos para mudar de nome e/ou URL. A única alteração que faremos de imediato é substituir o AdSense pelos banners da empresa Submarino na qual o Google Discovery é afiliado.

Marcadores: , ,

YouTube ganha novo recurso: AudioSwap

Por Rene Fraga



"Procurando por uma trilha sonora para seu video? Nós fizemos alguns acordos com artistas para que você possa adicionar músicas nos seus videos no YouTube" descreve o novo recurso AudioSwap no YouTube.

Confira outros recursos do TestTube, o laboratório de novidades do YouTube >>

Marcadores: , , , ,

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Novos Google AJAX Gadgets

Por Rene Fraga

O Google está disponibilizando novos Gadgets para o produto Homepage Personalizada. Entre as novidades está uma Newsbar que permite que notícias randômicas sejam exibidas no topo da Homepage Personalizada, recurso que lembra o mesmo sistema existente atualmente no Gmail.

Outra novidade é o Videobar, que permite que você visualize 8 videos do Google Video ou YouTube em sua homepage. E claro, permite que você possa assisti-los diretamente do produto.

Marcadores: , , ,

Yahoo! imita estratégia do Google

Por Rene Fraga

O Yahoo! também vai incentivar os funcionários a criar novos serviços, a exemplo do que o Google já faz há anos. O nome da estratégia é Brickhouse, divisão que formará grupos de desenvolvimento em cima de idéias internas. O objetivo é seguir na linha de soluções baseadas na próxima geração da internet.

A Brickhouse já tem seus resultados. O primeiro filho da divisão foi o Pipes, apresentado no início de fevereiro.

Fonte: INFO Online

Marcadores: , , ,

Google promove Gmail com Banners

Por Rene Fraga



O Google Blogoscoped está reportando uma estranha atitude do Google ao criar banners para publicidade e propaganda do Gmail.

O Google sempre foi contra os sites que utilizam banners e os executivos da empresa diziam abertamente que não gostavam desse tipo de propaganda. Depois destes banners acima e esse pequeno abaixo , o slogan do Google afundou.


Marcadores: , , , ,

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Segurança no Google

Por Rene Fraga


Para provar aos futuros clientes do Google Apps' business edition que o Google se preocupa com segurança, a empresa disponibilizou um documento com o título "Revisão detalhada de segurança e proteção a vulnerabilidades para o Google Apps"(disponível como PDF). Segue alguns detalhes interessantes:

"Google opera uma das maiores redes de datacenters distribuídos pelo mundo, e segue rigorosa rotina de proteger grandes volumes de dados e a propriedade intelectual nestes centros. Google opera um número indefinido de datacenters no mundo inteiro. Muitos datacenters do Google são completamente controlados assegurando-se de que ninguém externamente possa ter acesso. As posições geográficas dos datacenters foram escolhidas dar mais proteção contra os eventos catastróficos. Os datacenters estão em posições confidenciais, indefinidos com o objetivo de proteger os dados de usuários que possam ter problemas de quebra de segurança. Estes sistemas são protegidos com uma escolta armada durante o tempo todo. Além, dos métodos fortes de proteção como dispositivos biometric e cartões de segurança para assegurar que somente o pessoal autorizado tenha acesso. Somente alguns empregados do Google têm acesso às facilidades do datacenter, e aos usuários com permissão, o acesso é firmemente é controlado e auditado.

As facilidades foram projetadas não somente para a eficiência máxima, mas também para a segurança e a confiabilidade. Os níveis múltiplos da redundância asseguram operação "ongoing" e prestam serviços de manutenção à disponibilidade uniforme mesmo no mais extremo das circunstâncias. Isto inclui níveis múltiplos de redundância dentro de um centro, do apoio gerador para operações ongoing, e da redundância através dos centros dispersados múltiplos. Os controles avançados são usados para monitorar localmente e remotamente os centros, e os sistemas automatizados do "failover" estão atuais para proteger os sistemas. (...)

Os dados como o e-mail são armazenados em um formato difícil de decifrar e ao mesmo tempo otimizado para melhor desempenho, desta forma o armazenamento é melhor que a maneira tradicional. Os dados são dispersados através de um número de volumes físicos e lógicos para a redundância e o acesso expediente, ofuscando desse modo qualquer alteração. As proteções físicas do Google descritas acima asseguram-se de que nenhum acesso físico aos dados dos usuários seja possível. Todo o acesso aos sistemas de produção é conduzido pelo pessoal que usa SSH cifrado (escudo seguro). O conhecimento especializado das estruturas de dados e da arquitetura distribuída proprietária do Google é construído para fornecer um nível mais elevado da segurança e da confiabilidade do que uma única arquitetura tradicional. Os dados individuais do usuário são dispersados através de um número usuários, conjuntos, e de centros de dados anônimos. Isso assegura que os dados não estão somente protegidos contra uma perda acidental, como também estão englobados em um estrutura de alta segurança." descreve o documento publicado pelo Google.

Fonte: Google Operating System

Marcadores: , , , , , , ,

YouTube no link "more" do Google

Por Rene Fraga


O YouTube foi adicionado a página especial do Google que reúne todos os serviços e produtos da empresa.

Enquanto o Google Video é classificado como "busca", o YouTube está entre os produtos de "comunicação, exibição e compartilhamento".

Marcadores: , ,

Cientista precisa ser 'empresário', diz Larry Page

Por Rene Fraga

O co-fundador do Google Larry Page, 33, afirmou que os cientistas devem pensar como homens de negócios, pois dessa forma poderiam fazer mais para resolver grandes questões da humanidade em seu discurso na Associação Americana para o Avanço da Ciência realizada em São Francisco, nos Estados Unidos.

“Há muitas pessoas especializadas em marketing, mas, pelo que sei, nenhuma delas trabalha para vocês”, disse o vice-presidente do gigante das buscas, segundo a agência de notícias Reuters.

“Vamos falar sobre resolver grandes problemas da humanidade. Vamos deixar as pessoas motivadas”, continuou, lembrando que teve a idéia de classificar páginas na internet com base em sua relevância “totalmente por acaso”.

“Não é fácil fazer isso, mas vocês precisam pensar que os negócios e a iniciativa privada são coisas boas. Se ninguém prestar atenção em vocês, haverá um sério problema de marketing.”

Leia a matéria completa no site da G1.

Agradecimentos a
Beatriz T. pela dica.

Marcadores: , ,

Google Notícias Brasil

Por Rene Fraga

Leia e descubra mais sobre o Google:

Google corrige falha em busca em desktop
Pesquisadores de segurança descobriram uma falha grave no software do Google para busca em desktop que pode ser usada para invadir e vasculhar o computador da vítima.

Google vê ferramentas contra pirataria de vídeo como prioridade
O Google, que corre para enfrentar as reações adversas ao seu site de vídeo YouTube na mídia, em breve oferecerá tecnologias de combate à pirataria que ajudarão os detentores de direitos autorais a impedir que vídeos sejam distribuídos sem autorização, anunciou o presidente-executivo do grupo na quarta-feira.

Google lidera ranking de sites de busca nos EUA em janeiro
O Google liderou o ranking de sites de buscas mais usados nos EUA em janeiro, segundo levantamento da comScore, companhia de medição de audiência online.

Acordo entre Google e CBS é abandonado, diz jornal
Um acordo entre o Google e a rede de televisão norte-americana CBS, que permitiria aos usuários do YouTube assistir a vídeos de programas da CBS como o Late Show with David Letterman, foi desmanchado, segundo reportagem do Wall Street Journal.

Novo phishing scam usa Google Maps para indicar localização da vítima

Praga em ação nos EUA, Alemanha e Austrália se apresenta como notícia, mas, após infecção, localiza geograficamente usuário no serviço.

Marcadores: , ,

Sergey Brin revela Gmail pago

Por Rene Fraga

Em entrevista ao grupo de notícias Associated Press, Sergey Brin admitiu que o Google poderá criar um versão paga do Gmail para os usuários que precisem de maior capacidade de armazenamento.

Brin afirmou que o Google venderá "espaço de armazenamento adicional a usuários com necessidades extraordinárias". Ele também adiantou que a taxa anual do Gmail será similar à ao serviço de hospedagem de fotos do Google, o PicasaWeb, que cobra $25 dólares por 6,25 GB ou 500 dólares por 250 GB.

Marcadores: , , ,

Google anuncia Google Apps Premier Edition

Por Rene Fraga


Como antecipado pelo Google Discovery, o Google anunciou nesta quinta-feira o seu pacote de aplicativos pagos para domínio. Google Apps Premier Edition está disponível por $50 doláres anuais e incluem suporte telefônico, armazenamento de dados adicional, novidades no painel de controle e capacidade de integração empresarial. Saiba mais:

Marcadores: , ,

Google deve fazer grande anúncio hoje

Por Rene Fraga

Michael Arrington do TechCrunch está reportando em seu blog que o Google deve fazer um grande anúncio hoje em referência a integração do produto Google Docs & Spreadsheets a versão paga do "Aplicativos Google para Seu Site". Complementando esse anúncio, o Google deve informar o novo recurso de gráficos no Docs & Spreadsheets como já informado pelo Google Discovery.

Garett Rogers do blog Googling Google voltou a encontrar novos vestígios do recurso de gráficos no Google Docs & Spreadsheets. Desta vez, encontrou a imagem da nova toolbar que será disponibilizada no produto, e claro contém um botão que facilmente demonstra o novo recurso do produto.


Nova toolbar revela botão do novo recurso do Google Docs & Spreadsheets

Marcadores: , ,

Aplicativos Google para Seu Site deve ganhar versão paga

Por Rene Fraga

O blog Google Blogoscoped afirma que o Google deve lançar a qualquer momento uma versão paga do produto "Aplicativos Google para Seu Site", um conjunto de produtos do próprio Google para seu domínio.

A versão paga do "Aplicativos Google para Seu Site" deve ser disponibilizada por $50 doláres anuais. Esta versão irá oferecer 10 gigabytes de armazenamento de e-mail. O serviço terá suporte 24h e promessa de estabilidade de 99.9%. Blackberry terão acesso móvel aos e-mails. O pacote também incluirá o produto Google Docs & Spreadsheets.

Marcadores: , , , , ,

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

92% dos usuários de aplicativos em web usam Google Docs & Spreadsheets

Por Rene Fraga

De acordo com Nielsen/NetRatings (PDF), Google Docs & Spreadsheets tiveram:

Usuários únicos
mês
445,762Outubro 2006
424,785Novembro 2006
432,156Dezembro 2006

Usuários do produto gastaram em torno de 10 minutos no produto em Outubro e 14 minutos em Dezembro. "Usuários do Google Docs and Spreadsheets estão entre os mais ricos, 28% ganham mais de $100,000 doláres anuais. A grande maioria, 76%, tem um ganho de $50,000 doláres anuais. Usuários do Google Docs & Spreadsheets são típicos "early adopters"(gostam de novidades) de tecnologia."

É possível notar algo interessante nestes números, o produto Docs & Spreadsheets do Google não tem concorrente de peso neste ramo de mercado. Em Outubro de 2006, 92% dos usuários de aplicativos web escolheram as ferramentas do Google, e não EditGrid, Zoho ou Thinkfree, mesmo que estes outros serviços possam oferecer recursos superiores aos disponibilizado pelo Google.

Em comparação com estes números, o Gmail obteve 5,514,000 usuários únicos em Novembro de 2006 de acordo com a mesma empresa de medição.

Marcadores: ,

Google Imagens volta a ter antiga interface

Por Rene Fraga


O Google desistiu do novo layout no Google Imagens e restabeleceu a clássica interface do produto. Muitos usuários gostaram da nova interface mas, ao mesmo tempo, deixou a navegação e visualização das informações referentes as imagens comprometidas.

Marcadores: ,

Google Spreadsheets deve ganhar gráficos

Por Rene Fraga

De acordo com Garett Rogers, do Googling Google, o Google deve implantar em breve o recurso de gráficos no Google Spreadsheets.

Garrett encontrou vestígios de códigos que indicam que um novo recurso está sendo implementado no código-fonte do produto do Google.

Abaixo está a lista com os tipos de gráficos que serão suportados de acordo com o arquivo "charts_messages_en":

_C[12] = ('Pie');
_C[13] = ('Columns');
_C[14] = ('Bars');
_C[15] = ('Lines');
_C[25] = ('Scatter');

Garett comenta que encontrou códigos interessantes que mostram que os gráficos serão exibidos como "vml" para Internet Explorer e "svg" para outros navegadores como Firefox e Opera:

var c=xm(),d=xd[V].indexOf("MSIE")>=0?"vml":"svg";

var e=this.Ib("svg");
e.setAttribute("id","chart");
e.setAttribute("width",a);
e.setAttribute("height",b);
this.F.getElementById("chartArea").appendChild(e);

Marcadores: , ,

domingo, fevereiro 18, 2007

Google Hello - Um produto esquecido?

Por Rene Fraga


Hello é um comunicador instantâneo do Google que permite o compartilhamento interativo de imagens entre amigos e familiares. Além de integrar um chat, possibilitando que os usuários do programa possam conversar durante o compartilhamento das imagens. Hello é parte integrante do Picasa mas a empresa não tem divulgado o produto e também não está disponível no Google Pack.


"Hello trás como ponto forte a segurança. Quando você clica no botão de envio, suas fotos e chats são automaticamente codificados antes de serem enviados, garantindo muito mais segurança em comparação com um servidor de e-mails." afirma o produto.



Picasa e Hello foram criados pela empresa Lifescape Solutions, Inc., adquirida em julho de 2004 pelo Google. A partir de então, a empresa norte-americana passou a oferecer o programa gratuitamente em sua página na Internet.


Curiosidade:
Neste link, você pode conferir o site do produto Hello antes de se tornar um produto do Google.

Cadastro e funcionamento: Hello ainda não está integrado ao Google Conta, é necessário se cadastrar neste link antes de usar o aplicativo. Funciona apenas na plataforma Microsoft Windows 98/Me/2000/XP.

Marcadores: , , ,

Google quer melhorar serviço de traduções

Por Rene Fraga


Procurando melhorar o sistema de traduções, o Google criou um sistema que permite ao usuário enviar formas diferentes de traduções com o objetivo de melhorar o resultado para o usuário final do serviço. Esse sistema está disponível para as linguagens de continuam em fase beta como chinês, russo, japonês, coreano e árabe.

Ao clicar em “Suggest a better translation”, uma janela pop-up é aberta para que você possa dar sua sugestão de tradução. Ao finaliza-la, clique em " Contribute” para enviar a nova tradução para a análise do Google.

Um outro serviço do Google que permite contribuir é o Google Image Labeler que foi lançado no ano passado e o Google Discovery informou a respeito na época.

Marcadores: , ,

Google celebra Ano Novo na China

Por Rene Fraga


O Google China está celebrando hoje o Ano-Novo Chinês com um Doodle especial. O Ano-Novo Chinês celebra a chegada do ano 4705, mais conhecido para os Chineses como o "Ano do Porco". De acordo com a história, o porco, é um animal com boas maneiras, que faz amigos para toda a vida e é muito leal. Além disso trabalha muito e gosta do luxo.

Marcadores: , ,