Google Discovery | Google Talk | Discovery Music | Equipe


sábado, setembro 30, 2006

Fórum Google Discovery

Por Rene Fraga


O Google Discovery está disponibilizando a partir de hoje, um fórum voltado ao "Mundo Google" permitindo a interação entre os visitantes do blog. As colaborações no fórum podem ganhar um espaço especial na homepage do blog. Esperamos a participação de todos em nosso fórum!

Fórum Google Discovery
forum.googlediscovery.com

Imagem - créditos
Leandro Baruffi

Marcadores: ,

sexta-feira, setembro 29, 2006

Agora todo mundo pode usar o Google Talk

Por Rene Fraga

"Ano passado, nós lançamos o Google Talk, um serviço gratuito e fácil para fazer ligações com voz e mensagens instantâneas. Para usa-lo era obrigatório ser usuário do Gmail mas agora todo mundo pode usar o Google Talk. Se você ainda não experimentou esse serviço, temos 5 ótimas razões para você testa-lo:
Cadastre-se, convide alguns amigos, e você poderá conversar com eles em minutos. Há milhões de pessoas no mundo com quem você possa conversar! Entretanto alguns recusos incluindo 'histórico de chat' e 'notificações de e-mail' funcionam somente quando você usa o Google Talk com uma conta do Gmail. Experimente esse serviço do Google!" publicou

Marcadores:

Google Reader ganha nova interface e recursos adicionais

Por Rene Fraga


"Google Reader ganhou nova versão tornando mais fácil manter por perto seus sites favoritos. Pense no Google Reader como uma 'caixa de entrada' da internet. Quanto você quer ler um e-mail, você não vai na 'caixas de entradas' dos amigos para ver se eles enviaram alguma coisa, é só checar a sua 'caixa de entrada'. Google Reader faz a mesma coisa para a internet, colocando todos os sites de seu interesse em um lugar conveniente, além de indicar quando algo foi atualizado.

Nós também fizemos o compartilhamento mais divertido. Todo mundo que usa o Google Reader agora pode publicar uma página pública para que outros possam postar itens de interesse, disponibilizando assim para amigos e familiares que queiram ver, ou mesmo assina-los também." publicou

Marcadores:

Orkut pode ganhar links patrocinados

Por Rene Fraga


Alguns usuários estão reportando a implantação de links patrocinados no Orkut. Como não foi possível reproduzir o rumor, ainda não temos o conhecimento se a imagem acima é um fato real ou apenas uma montagem.

Qualquer novidade estaremos informando aqui no blog Google Discovery.com .

Marcadores:

quinta-feira, setembro 28, 2006

Google Maps revela Inseto Gigante!

Por Rene Fraga


Google Maps está revelando um inseto gigante de origem desconhecida(será devido a alguma radiação no local?) caminhando no sentido da cidade de Stuttgart na Alemanha.

De acordo com o blog Google System, o inseto pode ter ficado preso entre o filme e uma placa de vidro durante o processo de digitalização para o Google Maps.

Marcadores:

Caso Orkut na mídia

Por Rene Fraga

Google recorre novamente da quebra de sigilo do Orkut
Empresa entrou com recurso nesta quarta-feira (27) para evitar o fornecimento de dados até o final do mês
Leia matéria completa >>

Justiça suspende multa de R$ 14 mil por atraso em retirada de dados do Orkut
Escritório de advocacia Montaury Pimenta Machado & Lioce pede suspensão de pagamento de multa argumentando ser parte ilegítima.
Leia matéria completa >>

Google não vai cumprir prazo para entregar dados do Orkut, diz agência
Segundo a Associated Press, empresa deve entrar com recurso explicando porque não vai entregar dados de usuários do Orkut.
Leia matéria completa >>

Marcadores:

Google quer ser mais do que sinônimo de busca

Por Rene Fraga

"Com oito anos de vida, o Google é a principal ameaça à Microsoft, de Bill Gates, mas até agora só conseguiu liderar em buscas."

Confira na IDG Now um especial sobre o Google >>

Marcadores:

quarta-feira, setembro 27, 2006

Google completa 8 anos!

Por Rene Fraga


"Esta semana nós celebramos o 8º Aniversário do Google e esperamos que você goste do logotipo comemorativo que aparece hoje na homepage." publicou

Marcadores:

terça-feira, setembro 26, 2006

Google Maps chega ao Brasil!

Por Rene Fraga

"Bem vindo ao excitante mundo dos mapas online para o Brasil, recentemente adicionamos todos os dados de rotas do país. Agora você pode visualizar todas as maiores rodovias, ruas, parques, lagos e outras atrações. Confira agora mesmo São Paulo e Rio de Janeiro. Embora o Google Maps API ainda não suporte buscar todos os endereços ou empresas no Brasil, os usuários podem procurar pelas grandes cidades do Brasil.

Com essas excitantes notícias, nós queremos dar aos desenvolvedores do Google Maps API um início na construção de um grande produto ao Brasil.

Se você perceber algum bug neste novo mapa, informe em nosso fórum de discussão.

Divirtam-se!" publicou

Marcadores: ,

Google diz que foco é busca na Web, em lugar de conteúdo próprio

Por Rene Fraga

É improvável que o Google faça grandes investimentos em conteúdo original e, em lugar disso, opte por manter seu foco em buscas na Internet, informou um executivo na terça-feira.

Tim Armstrong, vice-presidente de vendas de publicidade, disse que o Google se vê mais "como um operador da Web" do que como uma empresa que produz textos originais, filmes ou imagens.

"Não temos exatamente uma tonelada de conversas sérias sobre criar conteúdo", disse Armstrong durante um painel de discussões em evento do Interactive Advertising Bureau (IAB) em Nova York. Ao invés disso, disse ele, o Google preferirá continuar a "levar os usuários onde eles querem ir".

Leia matéria completa >>

Marcadores:

Universidade Complutense de Madri integra seus livros ao Google Books

Por Rene Fraga

O motor de buscas na internet Google anunciou nesta terça-feira que sua coleção virtual de livros acessíveis na internet incluirá os trabalhos literários da maior biblioteca universitária da Espanha, a da Universidade Complutense de Madri.

A biblioteca desta universidade se tornará, assim, a primeira coleção em castelhano a se somar ao projeto Google Books, segundo a companhia, sediada em Mountain View, Califórnia.

Leia matéria completa >>

Marcadores:

Dê uma turbinada no seu Orkut

Por Rene Fraga

"Está cansado das mesmas ferramentas de sempre do Orkut? Pois saiba que é possível adicionar novos recursos ao famoso site de relacionamentos. Com alguns cliques no mouse, você ganha a possibilidade de adicionar emoticons nas mensagens, escolher a cor com que quer escrever e, até, passa a receber alertas a cada mensagem dos amigos.

Esses recursos estão disponíveis para quem usa o navegador Firefox. E são de graça. Eles são desenvolvidos pelos próprios internautas que freqüentam o Orkut. Para encontrar os últimos lançamentos, basta procurar em comunidades do Orkut como Script Orkut e Greasemonkey."

Leia matéria completa >>

Marcadores:

Gmail, Yahoo! ou Windows Live Mail: qual é o melhor serviço de e-mail?

Por Rene Fraga

Yahoo! e Microsoft preparam novidades para tentar concorrer com serviço do Google; testes apontam qualidades e problemas: Yahoo! Mail está incompleto e oferece 50% menos capacidade; Windows Mail é lento e incompatível.

Leia matéria completa >>

Marcadores: ,

Google exige uma melhoria elétrica nos PCs

Por Rene Fraga

"A gigante da Internet Google está pedindo para indústria de computação criar uma maneira mais simples e eficiente de fornecimento de energia para micros, assim economizando bilhões de kilowatts/hora por ano.

O plano do Google é a mudança do suprimento multivoltaico para um único padrão de 12-volts, ainda que uma conversão de voltagem tivesse de ser feita na placa-mãe do micro, um design mais simples do novo suprimento de energia faria com que fosse mais fácil atingir melhores performances das máquinas."

Leia matéria completa >>

Marcadores:

Google Calendar ganha ícones e imagens

Por Rene Fraga


O Google disponibilizou novos recursos no Google Calendar(Google Agenda em pt-br). Agora é possível customizar ainda mais com imagens e ícones. Também é possível visualizar algumas informações extras como "fases da Lua", previsão do tempo e até mesmo quando um Google Doodle(logotipo comemorativo) aparecer no "Google.com".

Para ter acesso a previsão do tempo, faça o login no Google Calendar e acesse o menu "settings/configurações" e atualize suas preferências.

Para adicionar o Google doodles e/ou as "fases da Lua", clique no símbolo(+) em "Other Calendars/Outras Agendas" no canto esquerdo da sua tela. Selecione a tab "Browse Calendars" e procure pela área "Fun Calendars". Quando você terminar de adicionar o que você quer, clique no botão "Add Calendar".

Se você estiver interessado pode publicar uma agenda no formato iCal e tirar vantagens deste novo formato, ou use o atualizado Google Calendar Data API para tornar a agenda mais customizada para você. Aprenda mais sobre este recurso.

Marcadores:

Google Notebook ganha recurso multi-user

Por Rene Fraga

Google Notebook ganhou um novo recurso que permite você convidar outras pessoas a colaborar em um único Notebook (para usar este recurso, clique em “sharing options” dentro do produto Notebook). Há também um novo Notebook gadget para o Google Homepage. Foi adicionado também a abilidade de criar páginas públicas direto do seu Notebook e um chat multi-user para conversar com outros usuários em tempo real.

Fonte: Google Blogoscoped

Marcadores:

Googleplex recebe ligação do espaço

Por Rene Fraga

Googlers no Googleplex receberam hoje uma ligação especial do espaço! Era Anousheh Ansari, a primeira turista mulher a explorar o espaço. A ligação foi feita da Estação Espacial Internacional ao Googleplex e Larry Page atendeu a ligação. Eles perguntaram o que ela esqueceu de levar(em referência ao seu marido) e sobre futuras explorações espaciais. Segue algumas anotações de Betsy no blog oficial do Google.

O que está sendo mais divertido fazer no espaço?
Voar de um lado para o outro na Estação Espacial. Ela está tão boa nisso que consegue chegar perto das coisas sem bater nas paredes.

Qual a foi a maior surpresa?
Ver a rotação da Terra pela primeira vez. Anousheh disse que a todo momento quer lembrar que está realmente no espaço, ela olha nas janelas, visualiza a rotação da Terra e tem certeza que continua acordada.

Larry: Quando nós poderemos nos juntar a você?
Você virá sozinho ainda neste momento. Em todo caso, a construção da Estação Espacial Internacional está acelerada, talvez os turistas venham a se surpreender com o tempo. Ela espera que Larry possa melhorar a comida, embora a pasta de queijo seja uma diversão no espaço, não é muito divertido come-la. Pelo menos lá tem M&Ms.

O que você mudaria na estação espacial?
(Resposta rápida):"Colocaria um outro chuveiro!". "Colocaria acesso a internet também!" complementou. Larry perguntou se Anousheh tem planos para sua próxima viagem e ela logo respondeu: "Atualmente, estou planejando minha próxima viagem!".

Você teria algo com inspiração para dizer?
"Explore seus limites. Tente coisas novas. Seja mente-aberta e use sua imaginação. Aprenda com o seu ambiente, seus professores, seus livros -- eles o levarão para algo além do nosso conhecimento. Eu sempre quis ir ao espaço, embora eu nunca tenha pensando em trabalhar para a NASA, eu encontrei um modo de fazer isto acontecer".

Após encerrar a ligação, Larry comentou que Anousheh tem sido uma visionária e uma inspiração nos dias recentes.

Tradução: Renê Fraga - Google Discovery.com

Marcadores: ,

Parceria entre Google e NASA

Por Rene Fraga

O blog Google Earth reportou que na conferência "Space 2006", o tema deste ano é sobre a 'Exploração Espacial Comercial' e Google / NASA devem revelar detalhes do fechamento da parceria.

Fonte: Googlified

Marcadores:

Comunidades de presidenciáveis somem do Orkut

Por Rene Fraga

O desaparecimento simultâneo de diversas comunidades com conteúdo político no site de relacionamentos Orkut provocou comoção entre seus usuários. Como boa parte dos sites denunciados tem conteúdo político, logo começaram a surgir as mais variadas teorias a respeito do sumiço das comunidades.

O escritório do Google no Brasil, no entanto, não soube informar as razões pelo sumiço das páginas.

Leia matéria completa >>

Marcadores:

segunda-feira, setembro 25, 2006

Torneio de programação do Google terá 55 finalistas

Por Rene Fraga

A final do terceiro torneio anual de programação, convocado pelo Google, enfrentará em 27 de outubro, em Nova York, 55 programadores de 23 países, anunciou nesta segunda-feira o gigante americano da internet.

Os ganhadores deste concurso, organizado pelo Google desde 2004, dividirão o prêmio de 155.000 dólares, dos quais 10.000 irão para o primeiro lugar.

Mais de um terço dos finalistas chegarão da Rússia e nove da Polônia, informou o Google. No concurso, que submete especialistas em quebra-cabeças cada vez mais complexos, se inscreveram 20.000 especialistas.

No ano passado, mais de 14.500 especialistas em programação participaram do torneio, vencido pelo polonês Marek Cygan.

Fonte: AFP

Marcadores:

Você consegue acessar ao Google Pages?

Por Rene Fraga

Alguns usuários estão reportando ao Google Discovery que não estão conseguindo acessar ao Google Pages. Infelizmente o problema parece estar ocorrendo em alguns serviços de internet no Brasil.

Marcadores:

Google Bomb - Você sabia?

Por Rene Fraga


"Google bomb (Bomba do Google ou Bombardeio Google) é um fenômeno caracterizado por tentativas de influenciar a classificação de uma determinada página ou site nos resultados retornados pelo Google, normalmente com intenções humorísticas ou políticas. Devido ao sistema utilizado pelo Google para criar o algoritmo de PageRank, uma página terá uma classificação melhor à medida que o website que dá acesso a tal página use melhores termos de referência. Uma bomba é criada caso haja um grande número de sites apontando para estes locais. O termo "bombardeamnto Google" foi adicionado em maio de 2005 ao New Oxford American Dictionary.

O bombardeamento é usado para fins não comerciais, spamdexing é a prática de fazer modificações no código fonte de forma a enganar o robot e dar maior visibilidade à uma determinada página, colocando-a em melhores posições na página de resultados, ou ainda para influenciar a categoria à qual a página foi designada." retirado da Wikipédia.

Google Bomb no Brasil
Google Bomb nos Estados Unidos

Marcadores:

Pesquisa de Experiência do Usuário Google

Por Rene Fraga

O Google está convidando pessoas do mundo a inteiro a se tornarem usuários de pesquisa e teste para novos produtos e serviços. O Google vai pagar $75 por hora utilizada em cada pesquisa em que o usuário for submetido.

Clique aqui para se candidatar >>

Nota: O preenchimento da ficha não garante que você será contatado.

Boa sorte a todos que se cadastrarem!!

Marcadores:

domingo, setembro 24, 2006

Páginas do Google que você nunca viu! Parte 2

Por Rene Fraga

Explore o mundo Google em 2003."Trabalho é difícil e você precisa descansar. Férias ensolaradas é somente um detalhe, mas onde começar? Com o Google existe um mundo a ser descoberto, ganhe tempo com os recursos disponíveis aos seus dedos."

Como fazer uma pesquisa melhor - Dicas Úteis.

Especial 'Dia dos Namorados' 2001
Um aplicativo Java mostra um coração e escreve "I love you/Eu te amo" em diversas linguagens. Isso foi antes do Google começar a produzir logotipos para eventos especiais.

20 anos de Usenet - inclui menções a Microsoft, Sun, Cisco, Madonna, Britney Spears, Mac OSX e Google.

Estatísticas sobre uso de elementos html

Em 2003, Google indexava 3 billões de documentos. Agora o Google tem mais de 24 billões de documentos indexados. Também veja por que tamanho é importante.

Google informa ranks #1 de busca por lealdade e satisfação(em 2000).

Google Voice Search - busque no Google usando apenas sua voz através de uma simples chamada telefônica.

Site-flavored search - Entre com uma URL de algum site, e o Google irá tentar criar um perfil baseado no conteúdo.

AdSense para Papel - Google tinha como alvo exibir AdSense em revistas.

Dilbert e o Google Doodle. O primeiro e último desenho do Dilbert no Google.

Britney Spears - correção de escrita. O banco de dados mostra uma gama de resultados de grafia errada que é corrigida pelo sistema do Google. No exemplo disponível, é exibido todas as formas de escrita errada em relação ao nome da cantora Britney Spears.

Google mostra estatísiticas de 11 de setembro de 2001. Veja também condolências aos familiares pelo Google.

Google pode ajudar sua empresa fazer mais dinheiro: modelos promocionais para AdSense, AdWords e Froogle.

AdWords 2004 - uma apresentação sobre AdWords com imagens cinzas do Googleplex.

Librarian Center - uma newsletter com dicas sobre pesquisas para bibliotecas.

Esta página é usada para explicar o funcionamento do sistema de Google em relação a alguns resultados estranhos.

Procurando pelo Picasa? E sobre Urchin?


Páginas do Google que você nunca viu! - Parte 1 >>

Marcadores: ,

Browser Torpark permite navegação anônima

Por Rene Fraga

Usuários da internet preocupados com a privacidade agora podem usar uma versão modificada do navegador Firefox que permite uma navegação anônima.

O navegador Torpark usa tecnologia que conta com o apoio do grupo de defesa dos direitos digitais Eletronic Frontier Foundation.

O Torpark usa sua própria rede de rotas na internet para garantir o anonimato do tráfego que as pessoas geram quando navegam pela rede.

O browser pode ser colocado em pendrives e os usuários podem transformar qualquer computador em um terminal anônimo.

Conheça e baixe o navegador Torpark >>

Marcadores:

Orkut é obrigado a retirar perfil falso de Rubinho Barrichello

Por Rene Fraga

O Google Brasil está sendo obrigado a retirar do site de relacionamento Orkut todos os perfis criados com o nome do piloto da Fórmula 1 Rubinho Barrichello. A decisão é da 15ª Vara Cível de São Paulo. A multa diária por descumprimento foi fixada em R$ 1 mil.

Rubinho afirma que ele "nunca usou o site de relacionamentos para fazer contatos com os fãs ou conhecer pessoas". Mesmo assim, vários perfis com o nome do piloto foram criados, além de comunidades consideradas ofensivas. “São dezenas de usuários se utilizando maliciosamente de seu nome e fotografias”, afirma a defesa.

Marcadores: