Google Discovery | Google Talk | Discovery Music | Equipe


sábado, novembro 11, 2006

Google Canadá e Inglaterra ganham doodle especial

Por Rene Fraga


As versões nacionais do Google no Canadá e Inglaterra estão exibindo hoje um doodle especial ao "Remembrance Day / Dia da Lembrança". Dia criado em homenagem aos militares e civis mortos na 1ª e 2ª guerras mundiais.

Marcadores:

SpaceShipOne instalada no Googleplex

Por Rene Fraga



Google compra uma Nave-Espacial? >>

Marcadores:

Orkut ganha iniciativas de conscientização

Por Rene Fraga

iniciativas de conscientização:

Centro de Segurança: no orkut.com, você verá links para um Centro de Proteção e Segurança totalmente novo. Essa seção visa principalmente ensinar as pessoas sobre o uso correto dos recursos que oferecemos, assim como disponibiliza algumas orientações gerais sobre segurança na internet.

Mensagens de Segurança Pública: fizemos parcerias com algumas organizações de proteção à criança para levar mensagens aos pais em nosso público.

Moderadores Múltiplos: os donos de comunidades agora podem indicar vários moderadores para que possam controlar melhor as comunidades e também nos ajudar a detectar "spammers".

Ferramentas: para nos manter no mesmo ritmo do rápido crescimento do Orkut e melhor gerenciar as reclamações, também aperfeiçoamos nossas ferramentas internas de análise e a eficiência dessas análises.

Leia também sobre a integração Orkut e Google Talk >>

Marcadores:

Google inaugura novo centro de pesquisas em BH e busca engenheiros

Por Rene Fraga

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Google no Brasil ganhou uma nova sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, para suportar o aumento da equipe de engenheiros que atuam na versão nacional do buscador. Estabelecida após a compra da Akwan, empresa fundada por pesquisadores brasileiros e adquirida em julho de 2005 pelo Google, a unidade de pesquisa passou de 20 para 30 funcionários ao longo dos últimos 16 meses e deve ser reforçado com “tantos engenheiros qualificados quanto a empresa encontrar no Brasil”, segundo Berthier Ribeiro Neto, diretor de engenharia do Centro. “Não há determinação quanto aos investimentos. Queremos contratar os melhores”, afirma Ribeiro, que faz parte do grupo de professores ligados à Unidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fundadores da Akwan.

Para quem quiser se candidatar às vagas de engenheiro do Google, Ribeiro recomenda o cadastro do currículo no site de empregos do Google em português e garante: “Todos os cadastros serão avaliados pessoalmente”. O pré-requisito para se candidatar às vagas é ter pós-graduação (Mestrado ou Doutorado) em Ciência da Computação, Engenharia, ou áreas afins, além de conhecimento de linguagens de programação web.

Segundo Ribeiro, o Centro de Pesquisas brasileiro do Google – assim como todos os outros da empresa no mundo – trabalha alinhado com o time de engenharia na Califórnia, sede da empresa, criando e melhorando serviços globais, além de fazer a localização de produtos para o mercado brasileiro.

Fonte: ComputerWorld

Marcadores:

Yahoo! Mail será clone do Gmail

Por Rene Fraga

"O Yahoo vai integrar ao seu serviço de e-mail, que conta com mais de 250 milhões de usuários ativos, recurso de mensagem instantânea, anunciou a empresa durante a conferência Web 2.0 Summit, em São Francisco.

Com o recurso, o usuário que estiver utilizando a ferramenta de e-mail verá seus contatos online e poderá iniciar uma seção de chat de dentro do correio eletrônico. O Google já oferece serviço similar, integrando o Gmail e o Google Talk."

Fonte: ComputerWorld

Marcadores: ,

Software de tradução do Google é considerado o melhor

Por Rene Fraga

O Google desenvolveu uma ferramenta de tradução de textos em chinês e árabe para o inglês que elabora operações com base em comparação de documentos. O software foi considerado o melhor em um exercício internacional realizado na semana passada, superou em desempenho o aplicativo da egípcia Sakhr, considerado o melhor até então na tradução de documentos.

Ainda em fase beta, o aplicativo do Google realiza as traduções ao comparar o mesmo documentos em diferentes idiomas, como versões em inglês e árabe de textos jornalísticos.

Marcadores:

Pesquisa no Google pode ajudar no diagnóstico médico

Por Rene Fraga

Um estudo feito por médicos australianos e publicado no site da revista científica British Medical Journal descobriu que o site de buscas Google pode ser usado para facilitar o diagnóstico médico. A equipe de pesquisadores utilizou o Google para buscar informações sobre os sintomas de 26 casos. Em 15 deles o buscador online mostrou o diagnóstico correto. Os autores do estudo disseram que o Google pode ser “uma ajuda útil”, mas especialistas britânicos condenaram o estudo por induzir as pessoas a achar que internet não deve substituir os médicos.

Marcadores:

sexta-feira, novembro 10, 2006

Gmail ganha novos recursos e melhorias na interface

Por Rene Fraga

Reply(responder) no topo
Não precisa mais descer a tela para encontrar o link "Reply/Responder". Agora há um botão no topo no lado direito, além de diversas opções de ações ao clicar na seta ao lado.
Nova notificação de mensagens
Você já respondeu uma mensagem e logo após envia-la descobriu que alguem já havia enviado uma resposta? Agora se alguem enviar uma resposta e você estiver lendo uma conversa ou respondendo, você será notificado com que novas mensagem chegaram.


Encaminhar para todos

Agora é possível encaminhar uma conversação, use o novo "
Forward all/Encaminhar para Todos" para encaminhar em uma única vez todas as mensagens de uma conversação

Chat mesmo quando seus amigos estão offline
Bate-papo no Gmail está cada vez melhor. Agora, se você estiver conversando com um amigo e ele por algum motivo se tornar offline, seu amigo irá visualizar sua mensagem na próxima vez que ficar online.

Marcadores: ,

Em guerra com o Google, Yahoo! reformula serviço

Por Rene Fraga

A guerra entre Google e Yahoo! só traz benefícios aos internautas. Desde a compra bilionária do YouTube que o Yahoo! articula meios de tirar os holofotes de cima de seu rival. Há inclusive rumores de que Yahoo! estaria negociando a compra da AOL, empresa do grupo Time Warner, só para provocar o Google - reza a lenda que a empresa teria tentado fechar o mesmo acordo com a TW antes, mas sem êxito.

Esta semana, os usuários do Orkut perceberam em suas páginas pessoais um novo ícone com link para o Google Talk. O site de relacionamentos quer dar mais poderes a seus usuários, permitindo que se comuniquem também por voz, além de por scraps, posts em comunidades e email. A iniciativa comprova que para o Google a melhor estratégia é a de ataque e de quebra ainda ofuscou a reformulação do Yahoo! Grupos que nesta quinta entra no ar com novidades para seus usuários.

O novo Yahoo! Grupos tem objetivo de ser mais rápido e fácil de usar. As caixas postais estão mais organizadas, e o usuário pode agrupar mensagens afins, fazer busca por palavra-chave e ativar filtros anti-spam. A busca avançada de mensagens permite a procura do arquivo inteiro de um grupo, independente do número de mensagens postadas. O moderador do grupo também ganha um instrumento mais eficaz para o controle de spams. O Yahoo! Grupos analisa todas as mensagens por meio do SpamGuard e separa as que têm grande possibilidade de serem spam. Depois, elas serão transferidas para uma pasta especial, onde é possível revê-las e então aprová-las ou apagá-las.

Fonte: JC Online

Marcadores:

Google Maps chega ao celular nos EUA

Por Rene Fraga

A operadora celular norte-americana Helio, resultado de uma aliança do provedor de Internet EarthLink com a coreana SK Telecom, fechou um acordo com o Google e com a Samsung Electronics para lançar um celular com recursos como localizador de contatos e navegação por mapas.

A Helio informou que os clientes poderão usar o celular Drift, da Samsung, para encontrar sua atual localização e conferir condições de tráfego ou meios de chegar a um endereço específico. O aparelho conta com dados do serviço de mapas do Google e tecnologia de posicionamento por satélite.

Marcadores:

Google Video envia vírus a 50 mil usuários

Por Rene Fraga

O Google publicou uma mensagem no blog do Google Video desculpando-se por um erro que permitiu o envio de um e-mail com vírus a cerca de 50 mil usuários que assinam um grupo de discussão do Google Video.

A mensagem, disparada automaticamente para os usuários inscritos no grupo, carregou inadvertidamente três posts não autorizados. Uma das mensagens continha o verme de nome W32/Kapser.A@mm, também conhecido como Kama Sutra.

A lista envia aos usuários inscritos comentários e links para vídeos divertidos publicados no serviço. Em nota, o Google afirma que já tomou medidas para impedir que este tipo de falha ocorra novamente.

O Google recomenda aos usuários que receberam mensagens de listas do Google Videos que rodem um antivírus em seus computadores.

Fonte: INFO Online

Marcadores: , ,

quinta-feira, novembro 09, 2006

Google integra Google Talk e Orkut

Por Rene Fraga


O Google integrou nesta quarta-feira seu site de relacionamentos(Orkut) ao seu aplicativo de mensagens instantâneas(Google Talk) com a idéia de facilitar a comunicação entre contatos do Orkut usando os recursos do Google Talk, como papo por voz e mensagens instantâneas.

Ao integrar as contas do Google Talk e Orkut, o usuário ganhou um recurso de poder enviar mensagens instantâneas aos contatos do Orkut, desde que estes também usem o Google Talk. Através do Google Talk é possível saber quem está online, pois os contatos agora exibem uma bolinha verde ao lado de seu nome no Orkut. O Google Talk ganhou um sistema de alerta de novos scraps, além de trazer um atalho a esta função diretamente na janela de bate-papo com o contato.



Para ativar a integração com o Google Talk, ao acessar o Orkut, no link Configurações e clique em "Ative o Google Talk para Conversar com seus Amigos de Orkut". Será preciso definir se o usuário quer escolher quais contatos vai adicionar ao Google Talk (ou ainda incluir todos os contatos).

Marcadores:

quarta-feira, novembro 08, 2006

Google reforça compromisso de manter privacidade de seus usuários

Por Rene Fraga

O diretor-executivo do Google, Eric Schmidt, afirmou que a empresa continuará resistindo às investidas do governo norte-americano em relação à solicitação de informações sigilosas dos internautas.

“Vamos lutar muito contra qualquer pedido parecido vindo da Casa Branca. Esse tipo de solicitação viola os direitos dos usuários de internet”, disse o executivo ao jornal britânico “The Guardian” durante um evento sobre a Web 2.0, em San Francisco (Califórnia).

Marcadores:

Google quer testar anúncios também em rádios

Por Rene Fraga

O Google anunciou uma plataforma de venda de anúncios englobando 50 jornais norte-americanos, tornando pública sua iniciativa de promover, um sistema semelhante para veicular anúncios em rádios. A empresa quer consolidar sua atuação como provedora de buscas e fornecedora de anúncios em mídias online e offline.

O Google Audio Ads permitirá aos anunciantes comprar espaço de forma programada em rádios norte-americanas, a exemplo do sistema utilizado nos jornais, no qual empresas fazem ofertas por determinados espaços em páginas e seções determinadas dos jornais.

Marcadores:

Google nega reserva de dinheiro para processos contra YouTube

Por Rene Fraga

O presidente-executivo do Google, Eric Schimdt, negou um rumor que sua companhia separou 500 milhões de dólares para resolver pendências judiciais relacionadas a violação de direitos autorais pelo site de vídeos YouTube, porém, afirmou que a companhia tem visitado tantas empresas de mídia quanto possível em busca de acordos de licenciamento de direitos autorais que possam fortalecer o YouTube e o Google.

Marcadores:

Orkut ganha novidades!

Por Rene Fraga

O Google disponibilizou diversas novidades em seu site de relacionamento social, o Orkut!

Fim dos convites >>
Como já divulgado anteriormente no Google Discovery, o Google encerrou a necessidade de convites para acesso ao Orkut. Agora é possível efetuar o cadastro diretamente neste link.

Google Talk integrado >>
Uma nova versão do Google Talk compartilha os contatos do Orkut facilitando a interação entre os usuários e janelas informam novos scraps.

Orkut SMS >>
Apesar de ainda não confirmado, rumores internacionais afirmam que o Google deve disponibilizar um meio de enviar scraps diretamente do celular.

Photo Tagging >>
Novo recurso do Orkut permite criar tags em fotos.

Marcadores:

YouTube - A melhor invenção do ano

Por Rene Fraga

A revista “Time” elaborou uma lista com as melhores invenções do ano em diversas categorias. Apesar de existir categorias muito diferentes, a publicação afirma que “o site de vídeos YouTube liderou a lista” – isso porque, entre outros motivos, transformou diversos anônimos em famosos nos últimos 12 meses.

Marcadores: ,

Google testa anúncios impressos em jornais nos EUA

Por Rene Fraga

O Google planeja ajudar clientes a adquirir anúncios em 50 jornais dos Estados Unidos, para testar uma maneira de estender seus negócios à mídia impressa, anunciou a empresa. O Google anunciou ter convidado mais de 100 anunciantes a aderirem a um teste de três meses do Print Ads, um serviço de publicidade em mídia impressa que colocará anúncios em publicações diárias em jornais como o New York Times e o Washington Post.

Caso o projeto seja um sucesso, o Google ampliará o programa a milheres de clientes online de publicidade, o que oferecerá aos jornais um novo e amplo canal de vendas que ajudaria atualmente a publicidade via classificados em mídia impressa.

Marcadores: