Google Discovery | Google Talk | Discovery Music | Equipe


sábado, setembro 16, 2006

Desciclopédia: uma enciclopédia cheia de mentiras

Por Rene Fraga

"Desciclopédia é uma enciclopédia cheia de desinformação e mentiras. Nenhum PDV (ponto de vista) é utilizado na Desciclopédia. Você pode fazer sentido se quiser, ser sarcástico se quiser, ser rude ou até mesmo mentiroso. Tudo vale. Se tiver alguma questão sobre isso, provavelmente tudo bem desde que você não esteja destruindo coisas. Acima de tudo, tente ser divertido e não apenas estúpido." se auto-descreve a Desciclopédia, uma "paródia" da Wikipédia.

Conheça a Desciclopédia >>

sexta-feira, setembro 15, 2006

Orkut tem bug ligado a Google Account

Por Rene Fraga

Ao cancelar a sua conta do Orkut na Google Account, este é removido da sua lista de serviços. Neste momento você acaba deixando o Orkut literalmente, nem mesmo com convite você consegue reativar sua Google Account no serviço. Uma mensagem que sua conta foi deletada é exibida sem opções de retorno.

UPDATE [18h00]:
O blog Google Discovery entrou em contato com Orkut para informar o bug. Recebi um e-mail informando que infelizmente de acordo com o suporte é preciso criar uma nova conta, ou seja a Google Account não pode ser utilizada novamente.

E-mail recebido do suporte do Orkut:
"
Obrigado pelo seu email.

Não é possível reativar uma conta que foi encerrada; contudo, você pode criar uma nova conta. Se desejar criar uma nova conta, esteja ciente de que não poderá usar o mesmo endereço de email que usou para inscrever-se na conta anterior.

Peça a um amigo que envie um convite para um novo endereço de email, e você poderá criar uma nova conta assim que receber o convite.

Stay beautiful,
A Equipe orkut"

UPDATE 2 [18h22]:
Diante dos fatos, o Google Discovery fez uma reclamação ao suporte exemplificando o produto Google Browser Sync que pode ser deletado e recriado na mesma Google Account. Acredito que criar diversas contas não é a solução, é preciso ter um sistema mais flexível que suporte diversas opções e requerimentos do usuário.

Blogger está instável

Por Rene Fraga


O Blogger informou alguns minutos atrás que o sistema está instável e que muitos usuários devem estar com dificuldades para visualizar e/ou atualizar seus posts. Caso algum link do Google Discovery apresente a imagem acima, tente recarregar(F5) pois tem funcionado de acordo com alguns testes.

UPDATE:
Blogger informou que os serviços foram normalizados e a manutenção concluída com sucesso.

Fundação Mozilla disponibiliza Firefox 1.5.0.7

Por Rene Fraga

A Fundação Mozilla divulgou nesta sexta-feira a versão 1.5.0.7 do seu navegador Firefox, que corrige sete brechas de segurança no aplicativo. Entre as correções anunciadas, quatro são consideradas críticas, por permitirem a execução de códigos remotos graças a falhas na assinatura RSA e na execução de JavaScript. Duas são consideradas de impacto moderado, enquanto uma é considerada de baixo risco pelo alerta da organização. O cliente de e-mail, Mozilla Thunderbird também ganhou a versão 1.5.0.7

Gmail Plus? Cuidado com páginas falsas!

Por Rene Fraga

O Google Blogoscoped está reportando um site chamado "Gmail Plus", uma página falsa(phishing) hospedada no servidor do Google que visa mostrar o quanto é perigoso e rápido ter seus dados roubados na internet. Esse phishing foi criado utilizando o serviço "Public Service Search" que no momento está indisponível.

Ao tentar se logar na página falsa é mostrada a mensagem abaixo:
"Você poderia ter perdido seus dados!
username = username que você digitou
password = password que você digitou. Nenhuma informação foi roubada, apenas exibida para você :) Esta é apenas uma demonstração do que um código malicioso pode fazer."

Google Auto

Por Rene Fraga

New Yorks Times reportou que a Google Foundation, parte do Google.org, está planejando desenvolver um carro híbrido, com parte do 1 bilhão de dólares destinado para planos de caridade. O objetivo é desenvolver um combustível extremamente eficiente que possa fazer um carro andar 100 milhas(160 quilômetros) por galão, e que possa se "fundir" com o etanol, eletricidade e gasolina.

O Google tem como objetivo neste ramo reduzir a dependência em petróleo, diminuindo os efeitos do aquecimento global.

Nota: Os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, estiveram no Brasil em janeiro e visitaram o grupo paulista Cosan, dedicado à produção de álcool e açúcar. "Estamos preocupados com os mercados de energia e com o ambiente global. Nos interessa ver o futuro das fontes de energia", disse Brin. "Acabamos de voltar de Davos e vimos como o Brasil tem um papel importante nessa área", afirmou Page. Brin e Page ficaram surpresos na época com o álcool combustível Etanol.

Google ganha 15 dias para entregar dados à Justiça

Por Rene Fraga

O Google Brasil ganhou 15 dias para cumprir uma ordem judicial resultante de uma ação movida pelo Ministério Público Federal, em São Paulo, pedindo a quebra de sigilo de comunidades e perfis criminosos do Orkut. O novo prazo foi estabelecido pelo Juiz ao negar um pedido de embargo de declaração enviado pelo MPF.

Hyperion e Google fecham acordo

Por Rene Fraga

A Hyperion, especializada em soluções de Business Performance Management (BPM) e Business Intelligence (BI), anuncia o suporte para o Google OneBox for Enterprise, um aplicativo da ferramenta de pesquisas Google.

A nova solução proporciona aos clientes do maior site de buscas do mundo acesso a dashboards, relatórios, métricas e outros conteúdos corporativos não estruturados, e também a aplicativos financeiros – como regras comerciais, cálculos, anotações e formulários. Estas informações ficarão disponíveis por meio de uma única janela de busca integrada do Google.


Leia matéria completa >>

Google Homepage ganha Tabs

Por Rene Fraga


O Google finalmente disponibilizou o recurso de Tabs no produto Google Homepage na qual o blog Google Discovery já havia informado alguns dias atrás. Esta nova funcionalidade permite criar conteúdos diferentes em cada "Tab" criada, desta forma criando um ambiente mais expansível, customizável e organizado.

quinta-feira, setembro 14, 2006

Picasa Easter Egg!

Por Rene Fraga


Teddy Bear secreto no Picasa

David Hetfield reportou no fórum do Google Blogoscoped um Easter Egg no Picasa. Quando você abrir o Picasa no Windows, pressione [Control - Shift - Y] e você verá o Teddy Bear na janela do seu Picasa.

Google Earth acrescenta vídeos, fotos e blogs a seu serviço

Por Rene Fraga

O Google Earth oferecerá imagens por satélite de 100 locais que sofreram danos ambientais selecionados pelo Programa para o Meio Ambiente das Nações Unidas, que incluem zonas desflorestadas da Amazônia brasileira, por exemplo, até florestas subsaarianas.

O serviço de Parques Nacionais dos EUA contribuirá com fotografias e mais de dez mil mapas de 58 parques, e a Discovery Network acrescentará vídeos com programas de natureza e viagens ao Google Earth.

Segundo disse John Hanke, diretor do Google Earth and Maps, o serviço será como "um navegador que permitirá voar ao redor do planeta para descobrir coisas novas sobre a Terra".

Google e Intuit fecham aliança com foco em PMEs

Por Rene Fraga

A Intuit e o Google anunciaram hoje uma aliança dedicada a ajudar pequenas empresas a se promoverem de forma online utilizando serviços do Google embutidos nos produtos QuickBooks 2007. A parceria combina a experiência da Intuit na solução de problemas de pequenas empresas com o conhecimento e alcance do Google na web para ajudar essas empresas a atrair novos clientes.

As empresas poderão utilizar o QuickBooks para fazer marketing online mostrando sua localização no Google Maps, criando e gerenciando campanhas publicitárias no Google AdWords e oferecendo seus produtos para venda no Google Base.

Leia matéria completa >>

quarta-feira, setembro 13, 2006

Google Gdrive?

Por Rene Fraga


Muito tem se falado pela internet sobre um suposto novo serviço do Google chamado Gdrive, um sistema de armazenamento "infinito" e "gratuito".

Através do Gdrive será possível fazer backup de qualquer tipo de arquivo para os servidores do Google e assim torna-los acessíveis em qualquer lugar do mundo.

Alguns meses atrás uma suposta página incial do Gdrive foi divulgada, apesar de um funcionário do Google negar o projeto
Platypus, muitos rumores de que o projeto está em andamento retorna a cada lançamento de serviços de backups online como o Xdrive da AOL lançado recentemente.

Confira um backup(HTML) da suposta página inicial do Gdrive >>

Google disponibiliza novos recursos no Orkut

Por Rene Fraga

O Google disponibilizou algumas novidades no Orkut. Apesar de não haver nenhum tipo de divulgação sobre as novidades implantadas, os usuários do Orkut já podem utilizar e visualizar os novos recursos.

Busca Interna

Agora ficou mais fácil pesquisar por algum amigo ou comunidade. Ao intercalar as abas, você consegue filtrar os resultados em apenas usuários ou comunidades.

Mudanças no Layout
O layout dos perfis e comunidades estão passando por ajustes. O conteúdo agora está centralizado deixando de estar abaixo dos menus laterais.

Proibição na Alteração de Comentários
Agora os comentários feitos em comunidades não podem ser editados e nem apagados.

Proteção contra links perigosos
Sempre que é escrito uma url, o Orkut faz uma checagem contra RoBot's através de uma checagem visual com o usuário lhe requisitando para reescrevê-la.

Amigos em Comum
Esse recurso já foi divulgado anteriormente no Google Discovery.

terça-feira, setembro 12, 2006

Celebre sua Liberdade ao Ler

Por Rene Fraga



Durante 25 anos, livrarias e lojas especializadas em livros tem comemorado a liberdade de leitura durante a "Semana dos Livros Banidos" e o Google agora é um dos integrantes dessa festa.

Através do link google.com/bannedbooks
, você pode usar o Google Book Search para explorar algumas das melhores obras do século 20 que foram banidas.

Juíza pede retirada de páginas do Orkut

Por Rene Fraga

A juíza Cristina Maria Costa Garcez, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) determinou neste último domingo, 10, a remoção imediata de duas páginas da rede de relacionamentos Orkut, que apresentam conteúdo ofensivo a um candidato da Paraíba.

Contudo, o TRE está tendo dificuldades em notificar as empresas responsáveis pelo site, a Google Inc. e Orkut.Com.LLC - representadas no Brasil pela Mountary Pimenta Machado & Lioce S/C Ltda.

“A maior dificuldade está sendo achar um fax da empresa, hábil a receber a notificação. Estamos numa tarefa em conjunto: nós e o TRE”, informou Luciano Pires, advogado da Coligação.

Leia matéria completa >>

Guerra ideológica - Promotoria rasga Estatuto

Por Rene Fraga

"Ao mover uma guerra ideológica contra o Google, o Ministério Público Federal se esquece do Estatuto da Criança e do Adolescente — a lei hedionda que protege criminosos mirins contra crianças de bem." afirma matéria no Jornal Opção.

Leia matéria completa >>

Google terá que pagar € 300 mil a Louis Vuitton

Por Rene Fraga

O Google deverá pagar € 300 mil ao grupo francês Louis Vuitton Malletier, por permitir que outras empresas utilizassem marcas registradas de propriedade da Louis Vuitton como palavras-chave nos anúncios AdWords do portal de buscas.

Leia matéria completa >>

Checkout Froogle!

Por Rene Fraga


O Google está interligando seus serviços Froogle e Checkout. Facilitando aos consumidores a encontrar lojas que aceitam o Google Checkout.

Imagem - Googlified

Resultados não encontrados?

Por Rene Fraga

O blog Google Blogoscoped está reportando um problema na busca do Google quando a pesquisa é feita utilizando os parâmetros "1000000..10000000000"(esse parâmetro é utilizado para encontrar qualquer número entre 1.000.000 e 10.000.000.000). Uma página de erro é exibida diferentemente da página com resultados inexistentes. Em alguns casos o Google está bloqueando o usuário para evitar ataques automáticos.

Fundação Mozilla altera theme do Firefox 2

Por Rene Fraga

O site CyberNet News está reportando que a Fundação Mozilla novamente alterou o theme do Firefox 2 devido a grande reclamação por parte dos beta-testers que estavam insatisfeitos com as mudanças.

Novos botões Home e Reloaded na versão disponibilizada dia 12/09:





Atualizado: A Fundação Mozilla alterou novamente a theme. Abaixo está a nova versão:

O mapa da mina

Por Rene Fraga

. Caio, filho de Carlos, conta que uma das suas brincadeiras preferidas de criança é de inventar histórias com o seu paiComo ele gostou muito da história que eu inventei, teve a idéia de me ensinar a fazer um site com a historinha. Gostei muito da idéia dele e topei!" escreveu Caio.

"Depois que eu fiz a página com meu pai (que fez quase tudo), eu queria mostrá-la para meus amigos e outras crianças. Meu pai me ensinou o que precisamos fazer para mostrar para o Google onde fica nossa página - basta inscrever seu site no Google Sitemaps!. É como um mapa do tesouro, mas para o Google encontrar seu site! Ter seu site no Google é tão fácil que até mesmo uma criança consegue."

Nota: Na imagem postada, é possível verificar que provavelmente o site criado por Caio e seu pai é o "Poderoso Cérebro".

Leia o post completo no blog do Google Brasil >>

Google se prepara para visita da Coca-Cola

Por Rene Fraga

O site Valleywag está reportando uma interessante preparação do Google em relação a uma visita da Coca-Cola em suas instalações. De acordo com o site, e-mails internos informavam aos funcionários que o Google estava removendo todos os "concorrentes" do Googleplex.

Esta é uma foto antes da remoção dos concorrentes pelo Google:


Durante a visita, somente produtos da Coca-Cola eram servidos no Googleplex como é possível verificar na foto abaixo:


Onde será que guardaram os produtos da Pepsi? =)

segunda-feira, setembro 11, 2006

Google Video - Especial 11/09

Por Rene Fraga

O Google Video em parceria com a "CameraPlanet" está disponibilizando gratuitamente e especialmente o filme "7 Days in September" no aniversário de 5 anos dos ataques ao World Trade Center(WTC). O filme é um trabalho colaborativo com imagens e histórias sobre 28 pessoas no dia 11/09 e uma semana após. A direção é de Steve Rosenbaum.

Confira o especial no Google Video >>

Novidades no Google Spreadsheets

Por Rene Fraga


Confira as novidades do Google Spreadsheets:

Múltiplas linhas na mesma célula

Use alt+enter (ctrl+enter em Macs) para adicionar uma nova linha na mesma célula.

Contatos do Gmail
Agora ficou mais fácil acessar e convidar os contatos do Gmail, Calendar ou outras aplicações do Google.

Documento Público
Ao clicar em "Let anyone view" no painel, você consegue compartilhar ou publicar uma url para que outros possam ver a sua planilha sem necessitar convida-los.

Leve seus dados para todo lugar
Imprime facilmente através da opção "print" no menu "file". Agora o Google Spreadsheets suporta mais dois formatos populares, o Portable Document Format (.pdf) e Open Document Format (.ods).

Google em 11/09/2001

Por Rene Fraga


A imagem acima é uma screen da página inicial do Google em 11/09/2001 durante os ataques ao Word Trade Center, devido a alta demanda, alguns principais sites de notícias ficaram fora do ar e o Google disponibilizou algumas versões em cache para manter os visitantes informados. Após estes acontecimentos, nasceu o Google News que centralizou todas as informações em um único lugar.

Imagem - Google Blogoscoped

Quantos dados o Google armazena?

Por Rene Fraga


Google divulgou no Google Labs um documento sobre um "Sistema de Distribuição e Armazenamento para Dados Estruturados"("Bigtable: A Distributed Storage System for Structured Data") voltado para grandes quantidades de dados. Ao exemplificar algumas compressões de dados, foi revelado a quantidade de dados que o Google armazena atualmente em alguns dos seus principais serviços:

Google Search Crawler: 850 TB
Google Analytics: 220 TB
Google Earth: 70.5 TB
Personalized Search: 4 TB
Google Base: 2 TB
Orkut: 9 TB

Google 3D Warehouse

Por Rene Fraga

Agora é possível compartilhar modelos 3D no novo serviço do Google, o 3D Warehouse, especialmente criado para que os usuários do Google SketchUp disponibilizem suas criações.

domingo, setembro 10, 2006

Google China: Dia dos Professores

Por Rene Fraga


Hoje é comemorado o "Dia dos Professores" na China e o Google China ganhou um logotipo especial em comemoração.

Google Video no Japão

Por Rene Fraga

O Google informou na sexta-feira que planeja contratar mais engenheiros no Japão. Rumores afirmam que o Google estaria planejando lançar o Google Video em versão japonesa o mais breve possível assim que conseguir parceiros para contribuir com o conteúdo.