Google Discovery | Google Talk | Discovery Music | Equipe


quinta-feira, agosto 24, 2006

Google e Orkut: Um sucesso problemático no Brasil

Por Rene Fraga

O orkut se tornou uma pedra no caminho do Google Brasil que nada tem haver com o serviço. O Google no Brasil é apenas um escritório de vendas, na qual não possui acesso ao sistema do orkut.

"É necessário ter 18 anos ou mais para o usar o serviço
orkut.com. Ao inscrever-se no serviço orkut.com, você afirma e atesta ter 18 anos ou mais e possuir capacidade para compreender, aceitar e cumprir os presentes Termos de Serviço." informa o orkut em seu Termo de Uso. Infelizmente sabemos que muitos pais desconhecem o termo e permitem o uso por seus filhos menores colocando-os num mundo perigoso. Reclamar ou mesmo querer proteger seus filhos do conteúdo do orkut não é a forma correta, pois em primeiro lugar, eles nem deveriam estar cadastrados. O orkut é um site fechado, você decide se quer ou não ter acesso ao conteúdo, se você decidiu ter, o orkut é apenas uma ferramenta que possibilita a interação entre as pessoas, o mais grave do orkut somos nós mesmos que geramos o conteúdo. Infelizmente uma empresa como o Google Brasil, na qual muitos países adorariam ter uma filial devido ao seu grande poder de investimento, pode ser fechada devido ao uso indevido dos próprios brasileiros.

Comentários:
Conheço pais que deixam seus filhos de 12 e 13 anos navegarem no orkut como se fosse algo para a idade deles... depois esse tipo de pessoas vão reclamar e vira na coisa mais estúpida que temos lido nas últimas semanas. Parabéns pelo post!
 
Gostei do blog!!! Realmente este problema com o Google BR ainda vai dar oq falar.......
 
Desculpa aí Renê...

Acho muito problemático você dizer aqui em um blog oficial do Google que o problema do Orkut "nada tem a ver com o serviço".

É óbvio que os procedimentos de registro no Orkut não estão adequados, e esta é a principal razão para a situação de fato que ocorre no Brasil, onde o contingente de menores utilizando o serviço pode estar próximo dos 50%.

Isto é ruim? Claro que é, e as consequências estão aparecendo pois se existem crianças, cuidados específicos tem que ser implementados.

Mas por outro lado apresenta uma oportunidade, pois é certo que acontecem coisas fantásticas em decorrência de interações promovidas pelo ambiente do Orkut, e os meninos, com sua incrível capacidade de funcionar em rede, têm tudo a ver com isso.

Um pouco mais de atenção por parte do Google no Orkut poderia proporcionar grandes avanços no entendimento do funcionamento de ambientes digitais de relacionamento social, pois praticamente todos os brasileiros com alguma experiência online já realizaram algum tipo de interação com o serviço. Trata-se praticamente de um ambiente digital público!

Particularmente considero esta uma oportunidade de grande valor, tanto para os usuários brasileiros como para a empresa. Mas realmente não parece haver qualquer sensibilidade em relação a este valor quando o blog afirma que 'o Orkut se tornou uma pedra no caminho do Google Brasil'. A inércia em termos de evolução da interface e aperfeiçoamento no gerenciamento de identidade no ambiente também é indicador inconteste deste descaso.

Quanto à afirmação de que inúmeros países sonham com um escritório Google em seus territórios, eu diria que muito provavelmente outras empresas da web sonhariam em contar com 17 milhões de usuários de um mesmo país na base de usuários de suas 'social networks'. Principalmente no caso deste universo de usuários ser recordista mundial em termos de tempo conectado na rede.

O descaso do Google com o Orkut me parece um caso de grave miopia por parte da empresa. A dificuldade da justiça brasileira em entender a situação me parece bem mais justificável. O cabo de guerra resultante é apenas a consequência óbvia de uma grave incompreensão de parte a parte.

E quanto aos usuários? Este post pareceu querer indicá-los como os verdadeiros culpados de tudo o que está se passando. Ou será que entendi mal?

Iniciei o comentário apenas para informar que utilizei um trecho deste post na cobertura que fiz sobre o tema para o Global Voices.

http://www.globalvoicesonline.org/

Saudações.
 
Olá José, tudo bem? Gostaria de esclarecer que este blog "não" é oficial e também "não" é afiliado ao Google.

Não discordo da sua opinião, acredito que os usuários são parte do grande problema do orkut mas não descarto que realmente houve uma falha na verificação e controle destes usuários pelo Google.

Abraços!
 
Olá Renê,

Logo depois que postei o comentário observei a não afiliação do blog (apesar do layout). E em função disso também deixei de citar o post lá no artigo do Global Voices.

E dessa forma dá para entender melhor a sua argumentação.

Parabéns pelo blog. Apresenta informações úteis e, afinal, apesar de alguns 'detalhes', todos nós no Brasil curtimos o Google prá valer não é mesmo?

Torcemos por um bom final nesta questão.

Abraço.
 
Olá José, Também espero um "final feliz" para o Google, MPF e principalmente para os usuários deste serviço.

Agradeço seu elogio e espero que continue nos visitando, e claro, descobrindo conosco as novidades do Google.

Abraços!
 
Postar um comentário



<< Home